Instalação Fora da Caixa reaproveita caixotes de madeira descartados
Durante o evento Jardins Efêmeros, que ocorreu em Viseu, Portugal, o coletivo de arquitetos português FAVA apresentou uma proposta inovadora e sustentável de intervenção urbana. O projeto Fora da Caixa aprimora a usabilidade de uma praça utilizando como elemento principal um objeto reaproveitado e acessível a todos: o caixote de madeira.
Com a premissa de propor uma solução dinâmica, transportável e de baixo custo, os arquitetos André Alves e Ricardo Afonso, inspirados pelos caixotes de madeira utilizados para transportar frutas nas feiras e mercados, desenvolveram um modelo suscetível à diversas configurações, versátil, editável e mutável. Além de reaproveitar materiais descartados, o projeto funciona como uma espécie de crítica à substituição dos caixotes de madeira pelos de plástico que vem sendo muito praticada pelas indústrias.
A instalação funciona com três blocos principais: mercado, lounge e uma grande bancada de som para o dj. Em meio a uma rua charmosa cheia de edificações tradicionais, foi possível reunir uma grande quantidade de pessoas em um espaço requalificado com ambientes de lazer e compras que foi executado a custo quase zero.
O Fora da Caixa, como o nome já sugere, trata-se de um projeto de experimentação criativo que tem como objetivo mostrar que elementos simples, como por exemplo um caixote de madeira de feira, podem ser reaproveitados e transformados em espaços urbanos de qualidade.
Fotos de: Telmo Afonso / FAVA