Índia ganha ambulância para socorrer animais em situação de rua
“Os animais também precisam de um toque curativo para suas dores”
A cidade de Kolhapur, na Índia, em breve contará com uma ambulância exclusiva para socorrer cães e gatos em situação de rua. A notícia foi dada pelo ministro Satej Patil no último sábado (25). Ele afirma ainda que a aquisição será feita com fundos do conselho distrital de desenvolvimento e planejamento. A iniciativa é uma demanda antiga de protetores e ativistas em defesa dos direitos animais, que afirmam que durante a quarentena, a situação dos animais sem lar se torna ainda mais delicada.
Segundo Patil: “Os animais também precisam de um toque curativo para suas dores. Discutimos longamente o que a administração pode fazer para aliviar a dor e o sofrimento dos animais em situação de rua. Decidimos comprar uma ambulância animal. Ela transportará os animais que necessitam de cuidados médicos para hospitais veterinários e centros de atendimento para cães e gatos”, disse o ministro, que anunciou ainda a construção de um novo abrigo para animais.
Protetores e ativistas afirmam que estão realizando esforços para cuidar dos animais abandonados nesse momento tão delicado. “Decidimos marcar zonas da cidade e equipes estão sendo divididas para cuidar dos animais. Eles serão alimentados, vacinados e receberão cintos de identificação. Os animais em situação de rua, principalmente cães, serão contados e será realizado um levantamento da população de cachorros e gatos sem lar”, disse o representante de uma ONG.
Patil disse também que o governo providenciará a contratação de médicos veterinários e que todo o sistema que está sendo desenvolvido durante a quarentena será mantido no futuro.