Especialista explica as quantidades ideais de ração você deve oferecer para o cachorro

Para saber quanto você deve dar de ração ao dia para o cachorro, é importante levar em conta a idade, o peso (porte) e o nível de atividade física do animal.

Filhotes
Os filhotes precisam consumir todos os nutrientes necessários, pois estão em fase de crescimento. Recomenda-se de 3 a 4 pequenas refeições por dia e sem exageros. “Quando o animal come uma quantidade maior do que o necessário, pode ter alguns problemas como fezes amolecidas ou diarreia, além de um alto risco de desenvolver obesidade”, explica Patrícia Padovez, médica veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods.

Adultos
Para os cães mais velhos, é ideal dividir a quantidade de ração em 1 ou 2 porções, sempre seguindo as recomendações de quantidade do fabricante e do médico veterinário.

Porte
Um cachorro como o yorkshire, por exemplo, pode precisar se alimentar mais vezes que um border collie, pois ele é um cão pequeno e gasta mais energia que um cão de porte grande. O tipo de ração também é influenciado pelo tamanho do animal, já que um cachorrinho pequeno precisa de rações de tamanhos menores. A recomendação da veterinária é que cães menores comam uma ração do tipo mini breed, enquanto os grandalhões uma tipo maxi, por exemplo.

Atividade física
Por exemplo, para os animais que moram em apartamento, provavelmente gastam menos energia do que um que passe o dia todo em um quintal grande ou sítio. Algumas rações têm no rótulo a quantidade ideal de acordo com o grau de exercícios.

A especialista ainda orienta que outros fatores podem interferir nessa quantidade, como a estação do ano ou em períodos de gravidez. As cadelas gestantes costumam precisar de mais energia nas últimas semanas, por isso recomenda-se deixar o pote da ração mais cheio e sempre à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *