Emepa e Embrapa Caprinos e Ovinos definem agenda de pesquisa conjunta

Técnicos e pesquisadores da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) estiveram na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral – CE, para participarem do workshop para integração das agendas de pesquisa, desenvolvimento e inovação para caprinovinocultura.

Na ocasião, o diretor técnico da Emepa, Wandrick Hauss de Sousa, apresentou as pesquisas que vêm sendo realizadas no projeto “Desenvolvimento de pesquisas para avanço e consolidação dos agronegócios dos produtos e serviços da caprinovinocultura no semiárido – Agrocapri”.

Durante o evento, os subcoordenadores do Agrocapri fizeram a apresentação de cada subprojeto gerando interesse dos participantes, principalmente em relação aos três sistemas de produção, por ser uma pesquisa de enfoque sistêmico que engloba todas as tecnologias geradas até o momento pelas duas instituições. Os técnicos do Agrocapri também puderam conhecer os projetos e os laboratórios da Unidade.

Outras pesquisas, envolvendo produtos derivados do leite de cabra, também foram debatidas para serem incluídas nessa parceria. Os pesquisadores das duas instituições irão trabalhar junto com as associações de criadores de caprinos da Paraíba para aperfeiçoar a produção de queijos e criar novos produtos lácteos na caprinocultura leiteira.

“Estamos formalizando um plano de trabalho em cima dos interesses que foram pactuados na reunião. Essa integração será muito interessante para o setor da caprinovinocultura, pois as instituições possuem uma grande experiência no setor e a Embrapa disponibiliza de uma excelente estrutura laboratorial e de equipe especializada que poderão enriquecer ainda mais as ações de pesquisa na área”, destaca Wandrick Hauss.

Após a realização do Workshop, foram definidas temáticas de pesquisa para a composição de uma agenda em comum, coordenada por representantes das duas instituições. Entre elas, estratégias para controle integrado de verminose; conservação de espécies forrageiras; tipificação de carcaças de animais; manejo reprodutivo; melhoramento animal; validação de sistemas de produção; validação de testes em nutrição animal; manejo de pastagens nativas e cultivadas; custos de produção animal e acesso a mercados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *