Eccomuna, um Espaço Ecologico em Alter do Chão, troca hospedagem por trabalho
Hospedagem na Amazonia em troca de cultivar uma horta orgânica e realizar bioconstruções. Essa ideia é a proposta da Eccomuna Espaço Ecológico, situada em Alter do Chão PA, para receber viajantes e promover um modelo de vida sustentável embasado nas ideias da permacultura, bioconstrucao e do faça você mesmo.
Essa sustentabilidade se verifica no convite a manter a horta orgânica que há na Eccomuna que é formada por alface, rúcula, acelga, mostarda, beterraba, brócolis, rabanete, couve, melancia, abacaxi, melao entre outros.
A manutenção da horta é formada pelos seguintes atos: aguar, preparar novas mudas, observar pragas, colher, e a produzir o adubo orgânico feito por restos de vegetais. Aquilo que for colhido será preparado pelos hóspedes no fogão a lenha da Eccomuna.
Lá seguem com a ideia de partilha, inclusive em relação a infraestrutura que é constituída por água de poço, banheiro seco e ducha externa cujo piso foi construído com madeira e mosaico de material de demolição.
Para garantir a privacidade do banho, um tecido de chita foi instalado deixando um clima leve e descontraído. O ambiente do lugar é familiar, Karina e Rafael criam os filhos Brian e Ísis e viajantes com crianças são sempre esperados com alegria.
Atualmente o espaço pode hospedar 10 pessoas. A área de camping é arborizada, individual e estruturada. Conta com um telhado de palha,um fogão rustico a lenha,uma bancada água encanada e luz elétrica.
Pensando na expansão da Eccomuna e desejando oferecer mais conforto aos hóspedes, surge a segunda parte da proposta da troca: convidar os hóspedes a utilizar madeira, terra, palha, garrafas, pneus, cimento e outros materiais recicláveis, para construir.
O projeto prevê uma cozinha comunitária, um redário e banheiros de bananeira. Karina esclarece que a ideia é que haja uma cozinha para o redario e banheiros só para os hóspedes. Ela também pontua que o redário será formado por seis redes confortável e com uma comoda por rede,onde os pertences dos viajantes poderão ser guardados.
Não se dando por satisfeita, Karina afirma que três ou quatro chalés serão erguidos a longo prazo. Quando tudo isso estiver pronto, a Eccomuna que tem 2.100 m² de área, não mais terá espaço para camping. Quem quiser conhecer o lugar e participar dessa troca terá ainda a oportunidade de conviver com tucanos, papagaios, macacos, iguanas, pica paus, árvores de açaí e buriti, e uma nascente do lago Jacundá.
Esta, por sua vez, forma uma piscina natural. Na vizinhança também há uma samaúma, uma árvore de 30 m de altura, que precisa de 5 adultos para abraçá-la. Perto dali ainda há mais atrativos. A 200 m está o lago Jacundá, e a 10 minutos de uma caminhada devagar, está a praia do rio Tapajós.
Esse modelo de vida funciona na rua Sérgio Branco s/n Jacundá II, Alter do Chão, distrito de Santarém, PA. O telefone do local é (93) 9 9207 4900. Quem quiser ver algumas fotos e obter mais informações, acesse o perfil no Facebook da Eccomuna Espaço Ecológico.
Escrito pelo jornalista Bruno Aragão
