Compostagem: as vantagens e como fazer em casa para tornar fértil a sua horta
VANTAGENS DA COMPOSIÇÃO
Muitas vezes ouvimos falar de compostagem, mas o que é especificamente? Um processo biológico natural que permite obter um fertilizante muito útil tanto para a horta como para o jardim. O famoso composto. E isso pode ser preparado em apenas alguns passos, mesmo em casa. Vamos descobrir quais são as fases que o caracterizam e os principais tipos. Mas também onde isso pode ser feito e como.
O QUE ESTÁ COMPOSTANDO
A compostagem é um processo biológico que leva à decomposição de materiais orgânicos de forma natural. Por materiais orgânicos, entendemos não apenas alimentos de origem vegetal, mas também resíduos de animais, grama, galhos, flores, folhas, despejados em um composto ou em uma cova especialmente feita no solo. Eles são decompostos por microrganismos, mas também por minhocas, que contribuem para transformar o lixo orgânico em composto. Este último é uma substância orgânica particularmente fértil, por isso é excelente para o cultivo de hortaliças e jardins.
COMO COMPOSTAR
Em primeiro lugar, é preciso saber que a compostagem pode ser feita através do compostor, recipiente para coleta de resíduos orgânicos destinado a favorecer a oxigenação, geralmente feito de madeira, plástico ou metal. Também alcançável com DIY. Ou pode ser feito fazendo um furo no solo do tamanho desejado, onde o lixo orgânico será despejado gradativamente. Quanto ao composto faça-você-mesmo, aqui você encontrará todas as informações para prepará-lo corretamente.
FASES DE COMPOSIÇÃO
Existem basicamente duas etapas de compostagem. No primeiro, os microrganismos degradam os resíduos orgânicos por hidrólise, no segundo, durante a maturação, ocorre a degradação das partes mais difíceis. Esta segunda fase é ainda mais longa.
TIPOS DE COMPOSIÇÃO
A compostagem pode ser industrial ou doméstica. O primeiro é mais controlado do que o segundo porque passa por fases específicas, desde a trituração da mistura até a bioxidação e maturação. O doméstico é muito mais simples porque basta acumular o lixo orgânico seguindo alguns pequenos truques para obter o composto naturalmente.
BENEFÍCIOS DA COMPOSTAÇÃO
O composto produz efeitos positivos na cadeia alimentar e em particular no setor agrícola porque permite a eliminação progressiva dos fertilizantes químicos.
Além disso, o composto permite economizar e reduzir as emissões de C02. Sem falar que o solo se torna mais fértil e produtivo , principalmente no que diz respeito aos pomares.
Por último, é preciso lembrar que todos, em nossas casas, na varanda, na horta ou no terraço, podem fazer composto natural . Teremos, assim, contribuído para a redução do lixo e melhoria da cadeia de destinação do lixo. O que precisamos muito.