Chás para menopausa: conheça as alternativas para alívio dos sintomas
Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase natural da vida de qualquer mulher.
A maioria das mulheres começa a experimentar os sintomas da pré-menopausadurante os 40 e 50 anos, embora possa ocorrer mais cedo em alguns casos.
A menopausa é marcada pela ausência natural do ciclo menstrual por um período de 12 meses consecutivos. É também um tempo de diminuição lenta da quantidade de hormônios produzidos. Durante a menopausa, o equilíbrio entre os hormônios estrogênio, progesterona e testosterona muda, com isso aparecem sintomas como ondas de calor e mudanças de humor. Estes sintomas começam a diminuir com o amadurecimento da menopausa.
Chás para menopausa
Existe tratamento hormonal para alívio desses sintomas da menopausa, mas algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais indesejados e complicações graves. Por isso a busca por chás para menopausa e outros tipos de tratamento natural tem se tornado cada vez maior.
Confira abaixo uma lista de chás para menopausa que devem ser tomados na proporção de uma colher de sopa para uma xícara de água quente:
Chá de cohosh preto

Uma pesquisa mostrou que o chá de cohosh preto pode ajudar a reduzir a secura vaginal e as ondas de calor causadas pela menopausa. Mas a pesquisa conclui que o chá é mais eficaz para mulheres que experimentam a menopausa precoce.
O cohosh preto também pode ser tomado sob forma de pílula. O chá não é indicado para mulheres gestantes e nem para aquelas que passam por tratamento para pressão arterial ou para problemas no fígado.
Chá de ginseng

Um estudo mostrou que o ginseng vermelho pode aumentar a excitação de mulheres na menopausa. Além disso, ele também ajuda a reduzir a ondas de calor e suores noturnos. Outra pesquisa mostrou que ginseng vermelho pode diminuir o risco de doença cardiovascular em mulheres menopáusicas.
Você pode ingerir diariamente chá de ginseng para obter seus benefícios na menopausa.
Chá de dong quai (angelica sinenses) e camomila

Um estudo mostrou que a combinação de dong quai e camomila pode reduzir as ondas de calor da menopausa em até 96%.
Chá verde

Um estudo publicado pela revista científica Elsevir mostrou que o chá verde pode ser uma maneira eficaz de fortalecer o metabolismo ósseo e diminuir o risco de fraturas ósseas, especialmente em mulheres na menopausa.
O chá verde também é rico em antioxidantes, e a sua cafeína aumenta o metabolismo, ajudando a combater o aumento de peso que muitas mulheres experimentam na menopausa. A versão do chá verde descafeinado pode ser uma alternativa para mulheres que querem evitar problemas para dormir.
Ginkgo biloba

O ginkgo biloba contém fitoestrógenos e pode aumentar os níveis de estrogênio, melhorando naturalmente os desequilíbrios hormonais da menopausa.
Um estudo sugeriu que o ginkgo biloba pode melhorar os sintomas da TPM e a flutuação do humor que pode ocorrer antes e durante a menopausa. Essa erva pode interferir na coagulação do sangue, mas como um chá para uso em curto prazo apresenta baixo risco.
- Óleos essenciais: alternativas no tratamento natural para menopausa
Se você começar a notar sintomas de menopausa, consulte uma médica ou um médico.