Caiçara
O município de Caiçara fica na região do Agreste Paraibano e limita-se com o Estado do Rio Grande do Norte e os municípios de Jacaraú (19 km), Pedro Regis (20 km), Lagoa de Dentro (11,5 km), Serra da Raiz (9 km), Belém (8 km) e Campo de Santana (25 km).
A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26°C. A vegetação consiste numa transição da Floresta Latifoliada Perenifólia Costeira (Mata Atlântica) para uma vegetação acatingada, encontra-se também uma mata seca subcaducifólia. Fica a 142.40 Km de João Pessoa e tem uma área territorial de 127.91 Km².
História
O primeiro habitante de Caiçara foi José de Abreu Cordeiro, em 1770. Em 1822, um outro morador, Luiz Soares de Mendonça, adquiriu a sesmaria e implantou uma fazenda no exato local que hoje é a sede municipal.
Entretanto, sómente em 1841 começaram a sugir os primeiros sinais de povoado com a construção de uma igreja, por Manoel Soares da Costa, José Vicente e Francisco da Costa Gonçalves que construiram também várias casas cercadas de ramos chamadas de “Caiçara”. Daí a origem do nome da cidade.
Pela lei provincial nº 758, de 06 de dezembro de 1883, Caiçara foi elevada a condição de vila compreendendo também o território de Serra da Raiz. O fato causou grande descontentamento junto à população de Serra da Raiz que dizia ser a liderança do lugar.
O inverso acontece em 1884 quando Caiçara é anexada à Serra da Raiz, pela lei nº 776 de 2 de outubro. Logo depois, todas as duas vilas passaram a pertencer administrativamente ao município de Guarabira. A independência política foi restaurada pela lei nº 309, de 7 de novembro de 1908.
RIO CURIMATAÚ
O Rio Curimataú é uma das principais atrações de Caiçara. Trata-se de um rio de domínio federal que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
O Rio Curimataú nasce no município paraibano de Barra de Santa Rosa, na serra do cariri velho, pertencente ao complexo do Planalto da Borborema.
A Bacia deste rio ocupa uma área de 830 km², o que corresponde a aproximadamente 1,6% do território do estado.
O Rio Curimataú entra no estado do Rio Grande do Norte pelo município de Nova Cruz e deságua no oceano através do estuário denominado de Barra do Cunhaú.
Festa da Pedra do Pão-de-Açúcar
Festa tradicional da cidade de Caiçara, onde todo o povão da cidade e muitos turistas, alguns estrangeiros, marcam presença todo ano no local.