Britânicos pré-históricos mumificavam mortos como egípcios
Enquanto os antigos egípcios estavam ocupados em mumificar seus mortos, os britânicos pré-históricos – muito além do que se sabia até então – estavam fazendo a mesma coisa a muitos quilômetros a noroeste.
Uma nova pesquisa revelou como populações da Grã-Bretanha pré-histórica utilizavam a mumificação para garantir que seus ancestrais mortos tivessem uma aparência mais “viva”, pelo menos fisicamente, ao longo de décadas e, provavelmente, séculos.
O estudo é um grande avanço no sentido de ajudar os arqueólogos a compreender a natureza da sociedade em pré-histórica da Grã-Bretanha.
Investigações cientificas mostram que as tribos britânicas antigos mumificavam alguns dos seus mortos por imersão em turfeiras e, em alguns casos, expondo-os ao calor e à fumaça. É um sistema de mumificação completamente diferente do adotado no antigo Egito, à base de sal.
Realizado pelo pesquisador Tom Booth, na Universidade de Sheffield, o estudo mostra que a mumificação na Grã-Bretanha parece ter começado há 2.400 anos aC e continuou até, pelo menos mil anos aC. Ele sugere que os britânicos pré-históricos podem ter sido um dos primeiros povos do mundo, além de os antigos egípcios e peruanos, a deliberar a prática da mumificação deliberada.