Belezas das praias cearenses

Com quinhentos e setenta quilômetros de litoral divididos entre cento e vinte belas praias, o Ceará representa um dos destinos mais quentes do Brasil.
Com dunas móveis gigantes de até trinta metros de altura, que se tornam douradas no pôr-do-sol, mar calmo de águas transparentes, lagoas maravilhosas e pedras esculturais, Jericoacoara é considerada a maior estrela do Ceará.

Localizada a trezentos quilômetros a oeste de Fortaleza, Jeri, como é carinhosamente chamada pelos habitantes locais, ficou conhecida em 1987, quando o jornal americano Washington Post publicou uma reportagem especial sobre praias, colocando-a entre as dez mais bonitas do mundo.
Desde então o lugar passou a atrair turistas do mundo inteiro. Já foi tema de diversos programas de televisão e se tornou área de proteção ambiental.

Não há por lei estradas de acesso para Jeri e a vila só pode ser atingida por veículos 4×4. Os cerca de 200 quilômetros quadrados da área de proteção são fiscalizados pelo Ibama.
Até 1998, a energia elétrica era proveniente de geradores. Hoje Jeri conta com uma rede elétrica subterrânea, sem postes de iluminação, que fornece energia apenas para as casas.

A intenção é preservar a iluminação natural oferecida pela lua e as estrelas. Além de muita paz, o visitante encontra em Jeri um grande número de opções de lazer, de tranqüilas caminhadas e passeios a cavalo a esportes como sandboard e o windsurfe.

Para quem deseja fazer um trekking pelas dunas gigantes, vale lembrar que subir e descer os paredões de areia requer um bom preparo físico. Uma boa dica de passeio a pé, para quem se sente apto a caminhar dez quilômetros sobre a areia fofa, é o que leva à lagoa da Gijoca. A vista é maravilhosa e a caminhada culmina na Lagoa do Paraíso, um dos lugares mais bonitos do mundo.
