Águas quentes de termas no RS são ótimas para saúde e longevidade

Cinco cidades da Serra Gaúcha fazem parte do roteiro de termas, com águas quentinhas que são ótimas para saúde e para longevidade. O passeio começa com uma recepção de dar água na boca. Tem comida e muita tradição das colônias italianas.
O roteiro fica a cerca de 160 quilômetros de Porto Alegre e percorre cinco cidades da Serra Gaúcha. Todas com jeitinho de interior. Em comum, as paisagens desenhadas por montanhas e vales.
O passeio por Vila Flores é uma viagem no tempo. Os visitantes revivem antigas tradições. Hoje, são os descendentes que recebem os turistas. Não faltam histórias, músicas, um bom vinho e, claro, a gastronomia típica e farta da região.
Bem pertinho de Vila Flores está Veranópolis – conhecida como a terra da longevidade. A cidade é rodeada por vinhedos e belas paisagens, formadas pelo vale do Rio das Antas.
De vários pontos do município, uma torre chama atenção. Ela tem quase 80 metros de altura e fica às margens da rodovia que corta a cidade. O mirante é aberto a visitação.
Além da vista privilegiada, no alto da torre ainda funciona um restaurante típico italiano. O único giratório do Brasil e para descrever o que o visitante senta no restaurante.
O movimento é quase imperceptível. É bem lento. A volta completa (360 graus) leva cerca de duas horas. Um almoço tranquilo, com a principal vantagem: de que a paisagem muda a todo instante.
Em Nova Prata, em meio aos vales, o turista encontra um parque onde pode passar o dia.
O visitante ainda pode aproveitar o banho de rio, de cachoeira, se exercitar ou apenas relaxar nas piscinas de águas termais. Elas dão o nome ao roteiro porque atrai turistas de várias partes do país. A temperatura da água é de 41°C.
Em Cotiporã há belas paisagens e trilhas, que podem ser feitas com o acompanhamento de guias. O percurso e as dificuldades, quem escolhe é o visitante. O trajeto pela mata nativa pode levar de minutos a horas.
Fonte: Jornal Hoje