Anchor Deezer Spotify

Aprenda truques naturais para acabar com as lagartas na horta

Aprenda truques naturais para acabar com as lagartas na horta

Quase sem predadores naturais nas cidades, as lagartas são presença constante em plantações caseiras de alimentos

Quem tem uma horta caseira em algum momento pode se deparar com as famosas lagartas. Antes de virarem lindas borboletas, esses bichinhos compridos adoram se alimentar de hortaliças e até de plantas que não costumamos comer.

“Ela vai muito em hortas porque gosta de folhagens mais largas e molinhas. Também adora plantas ornamentais com esse tipo de folha. Em um canteiro com repolho e couve, por exemplo, as lagartas vão fazer a festa”, comenta André Possolli, proprietário do garden center Casa das Plantas, em Curitiba (PR).

A lagarta pode chegar à horta de variadas formas. “Às vezes compramos uma muda e pode ter um ovo que já vem com ela, lá na terra, porque quem cultivou estava com lagarta na produção”, diz Possolli. Elas também podem chegar pelo ar, quando borboletas resolvem pousar na plantação e botar seus ovos por ali.

Quase sem predadores naturais nas grandes cidades, as lagartas se espalham rapidamente pelas hortas caseiras (Foto: Pexels / Chris F / CreativeCommons)
Quase sem predadores naturais nas grandes cidades, as lagartas se espalham rapidamente pelas hortas caseiras (Foto: Pexels / Chris F / CreativeCommons)

A monocultura de algum alimento que elas gostam, como alface, couve, repolho e folhas de frutas, ajuda a atrair as lagartas e fazer com que se proliferem. “Ela aparece normalmente quando se planta uma mesma espécie adensada em um mesmo lugar, por exemplo, um canteiro inteiro de alface. O certo é diversificar. Um pouco de alface, depois rúcula, beterraba, cenoura e por aí vai. Assim ela vai ficando confusa, pois a comida que gosta não está em um lugar só”, explica a paisagista Claudia Canales.

Quase sem predadores naturais nas grandes cidades, as lagartas se espalham rapidamente pelas hortas caseiras. Nestes casos, a solução mais efetiva, segundo Possolli, é o bom e velho inseticida.

“Tem vários venenos que podem ser utilizados, alguns específicos para lagartas. Mas todos esses produtos químicos vão deixar algum tipo de resíduo no alimento, então aconselho colocar em uma fase inicial da horta para que, na época da colheita e consumo, já não se tenha mais a presença do produto na folha”, ele alerta.

Evitar inseticidas para combater as lagartas ajuda a ter um alimento mais orgânico e saudável (Foto: Pexels / Scott R / CreativeCommons)
Evitar inseticidas para combater as lagartas ajuda a ter um alimento mais orgânico e saudável (Foto: Pexels / Scott R / CreativeCommons)

Para quem busca algo mais natural, porque deseja um alimento mais orgânico e saudável, alguns truques antigos podem ajudar a combatê-las. O mais famoso deles é o da casca de ovo vazia com um palito espetado, como um “sorvete”, que se deve espalhar em quantidade pela horta. “Mas eles devem ser grandes, porque, desta forma, as lagartas acharão que existem outros bichos maiores que elas no local e não botarão seus ovos no canteiro. Eu já testei e deu certo”, indica Claudia.

Outras receitas caseiras que costumam funcionar envolvem itens inusitados, como cerveja. “Eu tenho um tio que é orquidófilo costuma colocar uns potinhos com a bebida perto das plantas para atrair as lagartas e capturá-las. Outra opção é jogar cinzas de madeira queimada sobre as folhas para espantá-las ou, ainda, limpar manualmente e passar um paninho na planta”, fala Possolli.

Segundo ele, todas essas são soluções paliativas, que podem – ou não – dar certo. “A minha dica, para a pessoa que quer algo mais natural, é ir testando”, fala.