Anchor Deezer Spotify

Animais inventam estratégias para sobreviver às transformações climáticas

Animais inventam estratégias para sobreviver às transformações climáticas

Sem saber escalar ou nadar, a formiga-lava-pés tem um plano C para sobreviver a ambientes molhados até encontrar um porto seguro.

O tempo pode virar de uma hora para outra. Isso quando não muda várias vezes dentro de um mesmo dia. Mas existe um padrão que, apesar das ações do homem, têm se mantido estável ao longo de milênios. O novo episódio do “Planeta Perfeito” mostra que algumas espécies foram capazes de inventar “estratégias” para sobreviver às mais intensas transformações climáticas.

Sem saber escalar ou nadar, a formiga-lava-pés tem um plano C para sobreviver a ambientes molhados. Quando o formigueiro é alagado, as formigas se unem para salvar os pequenos ainda em formação. Elas trançam as patas umas nas outras e constroem juntas um bote salva vidas. Cada formiga é coberta de pelinhos finos que capturam moléculas de ar. Esse ar preso entre as formigas funciona como uma espécie de boia. Assim, a colônia segue flutuando por semanas, driblando perigos e salvando colegas à deriva até encontrar um porto seguro.

Episódio do “Planeta Perfeito” também mostra a migração de 10 milhões de morcegos‑cor‑de‑palha em busca de 300 toneladas de frutas e a luta da rã-de-chuva para sobreviver em um deserto costeiro na África do Sul – lugar que recebe apenas 7 centímetros de chuva por ano. Assista no vídeo

Fonte:  Fantástico