Anchor Deezer Spotify

Alimentos ultraprocessados causam desconforto na saúde digestiva; veja como se cuidar

Alimentos ultraprocessados causam desconforto na saúde digestiva; veja como se cuidar

Saiba como os ultraprocessados prejudicam o sistema digestivo e confira quais alimentos são aliados da saúde digestiva com dicas de uma nutricionista

Todos os anos, em 29 de maio é celebrado o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data foi criada pela Organização Mundial de Gastrenterologia para alertar sobre a importância saúde digestiva, com prevenção e diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo, segundo o Ministério da Saúde.

Alimentação inadequada e falta de exercícios físicos são responsáveis por alguns problemas do sistema digestivo. O mais comum deles é a constipação intestinal, associada a gases, má digestão e azia, de acordo com a nutricionista Carol Sessa.

“Se há alguma dessas alterações presentes, é necessário dar atenção à alimentação e hábitos em geral. Na maioria das vezes, pode ser hidratação inadequada, baixa ingestão de fibras, mastigação deficiente e qualidade ruim da alimentação”, destaca Carol ao Receitas.

Frutas, legumes e verduras são alimentos que devem ser incluídos na alimentação  — Foto: Reprodução da Internet

Frutas, legumes e verduras são alimentos que devem ser incluídos na alimentação — Foto: Reprodução da Internet

Um exemplo de alimentação ruim para a saúde digestiva é o consumo dos ultraprocessados. “Os alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, açúcar ou muitos condimentados, são os principais causadores de desconfortos, por terem a digestão mais difícil e, por, muitas vezes, estarem associados a um ritmo de vida muito acelerado”, explica a nutricionista.

E o que comer para melhorar o sistema digestivo? “Os alimentos de origem vegetal, como as verduras, frutas e legumes, têm a digestão mais fácil. As carnes mais magras também são uma boa opção, junto com os ovos.”

Aposte nos probióticos e prebióticos

 

Kombucha da Bela Gil — Foto: Globo

Kombucha da Bela Gil — Foto: Globo

Fortes aliados do nosso sistema digestivo são os probióticos e prébióticos, que são bactérias boas para o intestino e substrato para as bactérias boas, respectivamente. “Os probióticos podem ser consumidos através de suplementação ou através do kombucha. E, os prebióticos, na forma de alimentos, como biomassa de banana verde, alho-poró, alho e cebola. Ambos favorecem o crescimento de bactérias boas no nosso intestino, que são capazes de ajudar na absorção de nutrientes, no funcionamento intestinal e até na imunidade”, aconselha Carol Sessa.

As 5 principais orientações da nutricionista para evitar problemas na saúde digestiva são:

  1. Dar preferência aos alimentos de origem vegetal (tê-los como base) e consumir carnes mais magras, como peixe, frutos do mar e frango.
  2. Hidratar-se adequadamente: o cálculo aproximado é de 35 mililitros de água por quilo de peso.
  3. Fazer atividade física regular, estimulando assim, os movimentos peristálticos — contração muscular do esôfago, do estômago e do intestino.
  4. Evitar alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, que favorecem o crescimento de bactérias ruins no intestino — causadoras desses desconfortos.
  5. Usar somente temperos naturais (alho, cebola, ervas desidratadas e sal). Os temperos prontos, além de serem ricos em sódio, também causam desconfortos.