Anchor Deezer Spotify

Aldeia fantasma reaparece na Espanha depois de mais uma seca

Aldeia fantasma reaparece na Espanha depois de mais uma seca

Aceredo foi inundada para a construção de um reservatório em 1992, mas, com estiagem, voltou a ficar aparente

O vilarejo de Aceredo, na Espanha, deu o ar da graça mais uma vez nos últimos dias, atraindo multidões de turistas para a fronteira hispano-portuguesa com suas misteriosas ruínas cinzentas.

Isso por que o reservatório Alto Lindoso, que geralmente deixa o local totalmente coberto, está com 15% da sua capacidade, revelando os vestígios da aldeia que foi inundada há 30 anos, em 1992. “É como se eu estivesse assistindo a um filme. Tenho um sentimento de tristeza. Meu sentimento é que isso é o que vai acontecer ao longo dos anos devido à seca e tudo isso, com as mudanças climáticas”, disse à Reuters o aposentado Maximino Pérez Romero.

Quem visita o local encontra telhados parcialmente desabados, tijolos e restos de madeira que antes compunham portas ou vigas, carros praticamente destruídos e até um bebedouro. María del Carmen Yañez, prefeita do município de Lobios, onde fica Aceredo, diz que a seca pode ser atribuída à falta de chuva dos últimos meses e ao que ela chamou de “exploração bastante agressiva” por parte da concessionária de energia de Portugal, a EDP, que administra o reservatório. A empresa foi procurada pela agência de notícias, mas ainda não se posicionou.

Dados do Ministério do Meio Ambiente espanhol mostram que os reservatórios da Espanha estão com 44% de sua capacidade, nível bem abaixo da média de cerca de 61% da última década. Uma fonte do ministério disse à Reuters que os indicadores de seca mostraram um potencial agravamento nas próximas semanas, mas ainda não detectaram um problema generalizado em todo o país.