Anchor Deezer Spotify

Água cada vez mais escassa: só temos 7 anos de água potável disponível

Água cada vez mais escassa: só temos 7 anos de água potável disponível

Uma crise hídrica está se aproximando se, fazendo um cálculo rápido, a demanda global por água potável exceder sua oferta em 40% até 2030.

Isso foi afirmado pelos estudiosos em um relatório divulgado pelo Guardian na véspera da Segunda Conferência Mundial da ONU sobre Água, que ocorreu alguns dias atrás. De acordo com o dossiê, os governos devem parar urgentemente de subsidiar a captação e o uso excessivo de água, e as indústrias devem rever suas práticas de desperdício.

As nações deveriam de uma vez por todas começar a administrar a água como um bem comum global , porque a maioria dos países depende fortemente de seus vizinhos para o abastecimento de água e o uso excessivo, a poluição e a crise climática ameaçam o abastecimento global de água.

A evidência científica é que temos uma crise de água. Estamos fazendo mau uso da água, poluindo a água e alterando todo o ciclo hidrológico global, por meio do que estamos fazendo com o clima. É uma crise tripla, adverte Johan Rockstrom, diretor do Potsdam Institute for Climate Impact Research e co-presidente da Comissão Global de Economia da Água e um dos principais autores do relatório.

©The Guardian

As recomendações

O relatório faz algumas recomendações importantes, incluindo:

  • reformular a governança global dos recursos hídricos
  • aumentar o investimento na gestão da água por meio de parcerias público-privadas
  • estabelecer um preço adequado para a água
  • estabelecer “parcerias para água justa
  • arrecadar fundos para projetos de água em países em desenvolvimento e de renda média

©The Guardian

Muitas das formas como a água é usada são ineficientes e precisam mudar e Rockstrom aponta para os sistemas de esgoto dos países desenvolvidos:

É inacreditável que usemos água doce segura para transportar excrementos, urina, nitrogênio, fósforo e, portanto, precisamos de estações de tratamento de águas residuais ineficientes que lixiviam 30% de todos os nutrientes para os ecossistemas aquáticos a jusante e os decompõem e causam a morte da zona. Estamos realmente nos enganando com esse moderno sistema linear de gerenciamento de resíduos à base de água. Grandes inovações são necessárias.

Em suma, a evidência científica é que uma violenta crise hídrica está sobre nós. Estamos fazendo mau uso da água, poluindo-a e alterando todo o ciclo hidrológico global, através da grave crise climática. É hora de correr para se proteger. Agora.

AQUI o relatório completo.