Anchor Deezer Spotify

AgroNordeste Digital: programa inscreve para desafio de startups até esta segunda

AgroNordeste Digital: programa inscreve para desafio de startups até esta segunda

Identificar e selecionar as melhores soluções de base tecnológica que possam contribuir para a resolução dos problemas mais desafiadores da agropecuária na região Nordeste. Esse é o objetivo do Desafio de Startups AgroNordeste Digital, que está com inscrições abertas até esta segunda-feira (14) em todo o Brasil. Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio do Sebrae, o desafio vai reconhecer as startups que apresentarem as melhores soluções, além de estimular novas conexões no setor.

De acordo com os organizadores, as inscrições devem ser efetuadas através do endereço https://sites.google.com/agro.gov.br/agronordestedigital. O desafio é dividido em duas categorias: uma aberta e outra regional. Na primeira, poderão concorrer startups nacionais ou internacionais já em funcionamento e com soluções maduras ou em vias de validação. Já a categoria regional será formada exclusivamente por startups do Nordeste, que estejam em estágio inicial de desenvolvimento.

Para participar do “AgroNordeste Digital: Desafio de Startups do Agro”, os empreendedores interessados precisam dispor de soluções que atendam aos principais gargalos do setor agropecuário nas áreas pilotos do projeto. Esses desafios do mercado foram identificados através de uma consultoria, que destacou os seguintes eixos: gestão de recursos hídricos; rastreabilidade de produtos e processos; gestão de custos e comercialização; bioprodutos; e digitalização de processos agroindustriais.

Além de auxiliar os empresários nordestinos com a solução dessas demandas, o desafio de startups também tem a missão de aproximar os atores dos ecossistemas de inovação do Nordeste dos hubs, aceleradoras e investidores de outras regiões. O objetivo é ajudar a desconcentrar o eixo de investimento desses empreendimentos, que são mais comuns no Sul e no Sudeste, para as regiões agropecuárias do Nordeste, que detém oportunidades de negócios ainda não exploradas.

Etapas regionais

Conforme o regulamento, as startups que irão concorrer na categoria regional deverão escolher, para se candidatar, um dos cinco territórios participantes: Vale do Cariri Paraibano; Vale do Açu (RN); Vale do Jaguaribe (CE); Território do Oeste Baiano; e Vale do São Francisco (PE e BA). No caso da Paraíba, a etapa regional de seleção vai ocorrer no dia 25 de novembro, na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, de forma online e presencial.

Já a etapa nacional, para os candidatos inscritos na categoria aberta, será realizada no dia sete de dezembro, também em Campina Grande, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), unindo os formatos presencial e online.

Sobre o programa – O programa AgroNordeste Digital, desenvolvido pelo Mapa, visa a promoção do empreendedorismo de base tecnológica, da agricultura digital e dos ecossistemas de inovação agropecuária no Nordeste do Brasil. Contando com o apoio do Sebrae, o programa está estruturado nas seguintes ações estratégicas: criação e fortalecimento do ecossistema regional de inovação; promoção do empreendedorismo tecnológico; rede de aprendizagem e troca de experiências; e conectividade Rural.