Anchor Deezer Spotify

Adoção do veganismo e fim da exploração animal podem salvar o planeta

Adoção do veganismo e fim da exploração animal podem salvar o planeta

A adoção de um estilo de vida vegano é a solução mais eficaz para a garantir a redução das emissões globais de carbono, mitigar as mudanças climáticas e salvar o plano. Essa é a conclusão de um simulação feita por cientistas que realizaram cenários de modelagem computacional de futuras emissões de gases de efeito estufa até o século 22 usando dados publicamente disponíveis da ONU.

O relatório dessa pesquisa indica que a eliminação da pecuária reduzirá drasticamente as emissões de gases do efeito estufa e ajudará a retirar o dióxido de carbono já presente na atmosfera. Dietas baseadas em carne ou alimentos de origem animal colocam em risco não só a saúde humana, mas também todos os ecossistemas, levando o planeta ao colapso.

A pecuária contribui ativamente para o aumento da temperatura da Terra por causa das emissões de metano, óxido nitroso e carbono. A comprovação cientifica que o veganismo é o melhor para o planeta já existe, mas há um grande entrave: grandes conglomerados que lucram com a exploração animal e a destruição da natureza.

O novo estudo foi conduzido por Michael Eisen, professor de biologia molecular e celular da Universidade da Califórnia, Berkeley, e Patrick Brown, professor emérito de bioquímica da Universidade de Stanford, e também CEO da Impossible Foods, uma empresa da Califórnia que vende substitutos de carne à base de vegetais.

A pesquisa indica que substituir o consumo de animais por alternativas à base de vegetais pode reduzir as emissões de cerca de 25 gigatoneladas de dióxido de carbono por ano. “Nosso trabalho mostra que acabar com a pecuária tem o potencial único de reduzir significativamente os níveis atmosféricos de todos os três principais gases de efeito estufa”, disse Eisen.

E completa: “Como hesitamos em responder à crise climática, agora é necessário para evitar a catástrofe climática. Este estudo mostra que uma transição global do uso de animais tem o potencial de remover rapidamente grandes quantidades de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso da atmosfera”, alertou o cientista ao Daily Mail.

Para o estudo, Eisen e Brown (que também são veganos) usaram um modelo climático simples para incorporar os efeitos combinados da redução das emissões de gases de efeito estufa e da recuperação de biomassa resultante de uma hipotética mudança global para uma dieta baseada em vegetais. Eles usaram os Dados de Alimentação e Agricultura da ONU (FAOSTAT), que fornece acesso gratuito a estatísticas de alimentos e agricultura.