Anchor Deezer Spotify

Açude seco que foi cenário de ‘Bacurau’ sangra após 13 anos

Açude seco que foi cenário de ‘Bacurau’ sangra após 13 anos

sertão do Seridó do Rio Grande do Norte viveu uma noite de celebração nesta quarta-feira (4). Após 13 anos de seca, o açude Gargalheiras, que foi locação do premiado filme Bacurau, sangrou e os moradores da região festejaram.

As recentes chuvas que abençoaram a região

Localizado em Acari, no Rio Grande do Norte, o açude Gargalheiras é um símbolo de vital importância para a comunidade local. Durante anos, o reservatório esteve completamente seco, refletindo a dura realidade da escassez de água que assolou o sertão nordestino. No entanto, as recentes chuvas que abençoaram a região fizeram com que as águas voltassem a correr, renovando as esperanças da população.

O momento histórico contou com a presença de dezenas de pessoas. Elas se reuniram às margens do açude para testemunhar o transbordamento. Fogos de artifício iluminaram o céu noturno, marcando o início de uma nova era para a comunidade de Acari.

Como é o açude de Gargalheiras?

O açude Gargalheiras tem capacidade para acumular 44 milhões de metros cúbicos de água. Com o transbordamento, o reservatório passa a garantir o abastecimento não apenas de Acari, mas também de 30% do município vizinho de Currais Novos. Essa abundância de água é um verdadeiro tesouro para a região. Desse modo, proporcionando segurança hídrica para os próximos quatro anos.

O momento de transbordamento foi muito compartilhado nas redes sociais

O preenchimento da capacidade total do reservatório mostra, ao mesmo tempo, a resiliência e a força do povo sertanejo diante das adversidades.

Neste momento de alegria e renovação, é importante lembrar da importância de preservar e cuidar dos recursos naturais, garantindo um futuro sustentável para as gerações futuras. Que o transbordamento do açude de ‘Bacurau’ seja um lembrete da importância da solidariedade e do cuidado com o meio ambiente.