11 alimentos que contribuem para o funcionamento dos rins

11 alimentos que contribuem para o funcionamento dos rins

Especialista explica como a alimentação influencia no funcionamento dos rins

Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para a saúde desse órgão

Uma das principais funções dos rins é filtrar o sangue. Por isso, cuidar da alimentação é importante para a saúde e funcionamento desses órgãos. “Muitos fatores podem gerar adoecimento dos rins e, como consequência, desenvolvimento de doenças renais. Um dos fatores que influenciam na saúde renal é a alimentação, muitos alimentos podem gerar doenças e outros ajudam a preveni-las”, explica o nutrólogo Sandro Ferraz.

Alimentos benéficos para a saúde dos rins

O nutrólogo Sandro Ferraz cita alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças nesse órgãos e auxiliam no funcionamento deles. Confira!

1. Alho

Ajuda a prevenir lesões que causam insuficiência , tem propriedades diuréticas, entre outros benefícios.

2. Maçãs

Ajudam a impedir disfunção renal e melhoram o funcionamento do rim de quem já está adoecido.

3. Melancia

A melancia possui grande quantidade de água, o que melhora a saúde renal. Também possui propriedades depurativas, que ajudam a limpar os rins e prevenir infecções.

4. Gengibre

O gengibre é termogênico, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudam a aumentar a função renal, na reparação de tecidos renais, previne a inflamação ao redor dos rins e a formação de cálculo renal.

5. Pimentas vermelhas

São ricas em nutrientes, além de termogênicas, e aumentam a função renal.

6. Cereja

Ajudam a melhorar a função renal.

7. Limão

Ajuda a prevenir pedras nos rins e a dissolver os minerais nesse órgão.

8. Azeite

Ajuda a melhorar a função renal.

9. Aipo

É rico em água e possui propriedades diuréticas. Além disso, contribui para o aumento da produção de urina e na limpeza dos rins.

10. Cebola

Possui boa quantidade de água e minerais, é rico em antioxidantes benéficos para órgãos como os rins e o coração. Suas propriedades também ajudam a regular o metabolismo e a eliminar as toxinas que o corpo não precisa.

11. Aspargos

Ajudam a estimular os rins e na eliminação natural de resíduos.

Alimentos que afetam os rins

Assim como existem os alimentos que melhoram o funcionamento dos rins, também têm aqueles que podem piorar a saúde do órgão. “Alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas e embutidos, peixes como a sardinha e a anchova, bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, alimentos ricos em proteína, como o consumo excessivo de carne, peixe e ovos, que sobrecarregam os rins”, alerta o nutrólogo.

Outros alimentos prejudiciais

  • Sal em excesso: enquanto o sal é essencial para o nosso corpo, consumi-lo em grandes quantidades faz com que nossos rins tenham que reter mais água para eliminá-lo, o que pode causar o aumento da pressão arterial e, a longo prazo, causar possíveis danos aos rins.
  • Refrigerantes: podem influenciar no surgimento de pedras nos rins, especialmente quando são muito consumidos. 
  • Lácteos: o consumo excessivo de leite e produtos lácteos pode aumentar a excreção de cálcio pela urina. Isto pode gerar o desenvolvimento de pedras nos rins, mas somente em casos em que já há uma predisposição para esse problema.
  • Cafeína: o consumo em excesso de cafeína aumenta o risco de formação de pedras nos rins.