Anchor Deezer Spotify

Vinagre mata pulgas em cachorros? Receitas caseiras podem prejudicar tratamento

Vinagre mata pulgas em cachorros? Receitas caseiras podem prejudicar tratamento

Mito, o vinagre não mata pulgas! Ele é ácido e, dependendo da quantidade aplicada, pode, inclusive, prejudicar a saúde do animal. Usar um spray de vinagre, seja em ambientes ou nos animais, não mata as pulgas ou seus ovos, já que o líquido não é forte o suficiente para penetrar nos parasitas.

“O animal realiza lambeduras nas regiões aplicadas e pode causar quadros de vômito ou até algo mais grave, como gastrite. Hoje existem diversos princípios ativos específicos para combater ectoparasitas tanto via oral ou tópica”, explica o médico-veterinário Rogger Allan Garcia de Souza.

Embora existam diversas maneiras eficazes de combater as pulgas, usar receitas caseiras não é uma delas. Para o tratamento, são indicadas medicações (via oral, líquido ou spray), além das coleiras que fazem uma proteção mensal contra algumas pragas. “Para evitar que o animal seja infestado, devem ser feitas aplicações periódicas, com o uso adequado de remédios específicos, que, dependendo do fabricante, duram de 30 dias até 3 meses”, conta a médica-veterinária Bruna Assolini Cardoso.

No verão quando a temperatura está mais alta e os dias mais úmido, é a perfeita época de proliferação das pulgas (Foto: pexels/ creative-vix/ CreativeCommons)
O verão, quando a temperatura está mais alta e os dias mais úmidos, é a época perfeira para a proliferação de pulgas (Foto: pexels/ creative-vix/ CreativeCommons)

A temperatura alta e úmida pode ajudar na proliferação das pulgas. Resistentes, elas podem transmitir doenças para os pets e para os humanos, por isso, é importante que o controle de infestação seja feito da forma correta.

Se o tutor encontrar a pulga no animal que está dentro de casa e tratar o bicho apenas momentaneamente, possivelmente no próximo mês ou até no próximo ano, ele ainda vai ter o parasita dentro da residência. Isso porque cada pulga pode colocar de 20 a 30 ovos que se transformam em larvas e ficam no ambiente, se alimentando de sujeira, poeira e de qualquer outra matéria orgânica.

Levando em conta a quantidade de pulgas, é indispensável realizar a limpeza do ambiente com produtos específicos e higienização das roupas e itens do pet. “Existem também produtos naturais que ajudam na manutenção contra as pulgas, como o Neem (planta medicinal rica em vitaminas e antioxidantes, além de possuir efeito antimicrobiano e antiparasitário), que pode ser borrifado antes dos passeios como repelente. Lembrando que quando temos pulgas no cão, elas representam apenas 5% das existentes naquele espaço, o que significa que o restante está no ambiente”, alerta a médica-veterinária Carolina Kliass Abecasis, especialista em homeopatia.