Anchor Deezer Spotify

Verão promete altas temperaturas: atenção aos cuidados com a pele

Verão promete altas temperaturas: atenção aos cuidados com a pele

Campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele vem alertando para a necessidade do uso diário do protetor solar durante o trabalho e o lazer

A chegada do verão sempre traz a expectativa do aumento acentuado das temperaturas, sobretudo em meio às ondas de calor que temos experimentado. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem reforçando os alertas para proteção e cuidados com a pele no Dezembro Laranja, mês da campanha nacional de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 33% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre 2023 e 2025, são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além da genética, a principal causa da doença é a falta de proteção contra os raios UV, provenientes do sol. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação ultravioleta do trabalho ao ar livre.

Em 2023, a campanha tem como tema “Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção” e visa à conscientização das pessoas sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para cada pele. No próximo dia 2 de dezembro, das 9h às 15h, será realizado um dia de atendimento gratuito para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele. Serão mais de 100 postos de atendimento espalhados pelo Brasil e cerca de 3.500 médicos dermatologias e voluntários trabalhando para atender a população. No Rio de Janeiro, os postos ficam localizados no Castelo, Gamboa, Botafogo, Lagoa, Tijuca, Vila Isabel, Bonsucesso, Ilha do Governador e Acarí. Para buscar os endereços, basta acessar o site www.sbd.org.br/dezembrolaranja/ .

O coordenador da Campanha Dezembro Laranja da SBD, dermatologista Dr. Carlos Barcaui, lembra que os homens, principalmente em situações não recreativas, têm mais dificuldade em usar o protetor solar, enquanto as mulheres são mais receptivas: “Queremos com a campanha reforçar as medidas para todos os momentos de exposição ao sol, não apenas na hora do lazer”, destaca Barcaui.

Conscientização nos canteiros de obras

Para os trabalhadores expostos ao sol, como os profissionais da construção civil, o cuidado com a pele deve fazer parte da rotina de trabalho. Por isso, a construtora MRV se uniu à Sociedade Brasileira de Dermatologia para levar aos operários uma palestra com médico especialista, alertando os cuidados com a pele e a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele.

“Os números do INCA nos trazem um alerta para a importância da informação e educação sobre o câncer de pele, principalmente no setor da construção civil, em que mais de 80% dos trabalhadores são homens. Há mais de dez anos disponibilizamos protetor solar para as equipes que estão nos canteiros de obras, mas sentimos a necessidade de ir além, de mostrar a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce.”, destaca Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.

Ação em canteiro de obras nesta semana — Foto: Divulgação
Ação em canteiro de obras nesta semana — Foto: Divulgação

Além da palestra com dermatologista no canteiro de obra, a empresa realizou triagem e atendimento médico com especialista, fez distribuição do manual “ABCDE da pinta” e gibis temáticos da Turma da Mônica, produzidos pela SBD, para que os trabalhadores compartilhem com familiares, além da distribuição de protetores solares.

“Cuidar dos nossos funcionários é fundamental para o crescimento da nossa empresa. A adesão ao Dezembro Laranja neste ano é mais um passo na longa campanha que temos. Como uma das maiores companhias do ramo de construção do Brasil, esperamos não só conscientizar os nossos mais de 20 mil funcionários, mas levar também o exemplo ao setor, que é um dos que mais empregam no país”, afirma Raphael Lafetá, Diretor Executivo de Relações Institucional e Sustentabilidade da MRV&CO.