Anchor Deezer Spotify

Veja por que seu freezer cheira tão mal e o que você pode fazer sobre isso

Veja por que seu freezer cheira tão mal e o que você pode fazer sobre isso

Mesmo com as temperaturas baixas, muita coisa acontece no congelador

Muita gente com olfato mais apurado já sentiu um cheiro estranho no freezer ou congelador. De onde vem ele e o que pode ser feito para resolver o problema?

De acordo com especialistas, os culpados pelo mau odor são os micróbios — bactérias, leveduras e bolores. Embora seu crescimento seja diminuído pelas baixas temperaturas, eles ainda podem sobreviver em acima de -18°C, que é a temperatura recomendada para um freezer, mas que pode ser alterada com uma interrupção no fornecimento de energia, uma porta aberta ou alguma questão técnica.

Derramamentos de alimentos e recipientes abertos fornecem uma oportunidade para os micróbios começarem a trabalhar. Também é importante notar que muitos micróbios sobreviverão ao congelamento e começarão a crescer novamente quando as condições forem favoráveis – por exemplo, se você remover o alimento, descongelá-lo parcialmente e colocá-lo novamente no freezer.

Mas não é apenas o crescimento dos micróbios que pode provocar maus cheiro. Segundo Enzo Palombo, professor de Microbiologia na Swinburne University of Technology, há um conjunto de processos químicos acontecendo no freezer: o congelamento causa alterações físicas nos alimentos, muitas vezes aumentando sua decomposição, é a “queimadura do congelador” em carnes e outros alimentos, bem como cristais de gelo em alimentos congelados.

Outro aspecto importante é que os congeladores domésticos geralmente são conectados a uma geladeira, e isso oferece outra oportunidade para que os odores se movam pelos sistemas. As duas unidades compartilham uma única fonte de resfriamento e canal de fluxo de ar. Se a sua geladeira apresentar odores desagradáveis provenientes dos alimentos, é muito provável que eles migrem para o seu freezer.

O que fazer

Para evitar o mau cheiro, é preciso fazer uma boa limpeza.

Em primeiro lugar, tente evitar que os odores se desenvolvam fechando o os alimentos. Se você colocar comida em um recipiente hermético (vidro é melhor), isso diminuirá drasticamente a liberação de quaisquer compostos aromáticos produzidos por bactérias ou pelo próprio alimento. Alimentos cobertos também têm menos probabilidade de absorver cheiros e sabores de outros alimentos ao seu redor.

Se os cheiros já se desenvolveram, remova todos os itens do congelador e inspecione os alimentos quanto a qualquer deterioração, queimadura do freezer ou odores desagradáveis. Descarte qualquer coisa que tenha desenvolvido cristais de gelo.

Depois de remover todos os itens, retire as prateleiras e limpe os derramamentos ou migalhas. Limpe todas as superfícies com água morna e sabão ou uma mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água morna.

Lave todas as prateleiras e compartimentos de gelo e deixe-os secar completamente.

Se os odores não forem removidos com essas simples etapas de limpeza, o freezer pode exigir uma limpeza profunda, que envolve desligar a unidade e deixá-la “respirar” por alguns dias.

Colocar um pouco de bicarbonato de sódio dentro do freezer antes de adicionar alimentos pode ajudar a absorver quaisquer odores residuais. Para odores fortes onde fendas ou isolamento estão contaminados, você pode precisar de um serviço.