Anchor Deezer Spotify

Veja como o Brasil se tornou um dos dez maiores geradores solares do mundo

Veja como o Brasil se tornou um dos dez maiores geradores solares do mundo

Em maio deste ano, o país superou 29 GW de potência instalada em energia solar fotovoltaica

A geração solar tem desempenhado um papel significativo no mercado brasileiro. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil foi um dos países que mais aumentou a capacidade de energia fotovoltaica ao longo dos anos no mundo.

Em 2022, o país ficou na oitava posição do ranking global de produção de energia solar e entrou, pela primeira vez, na lista das dez nações com maior potência instalada da fonte renovável, saindo da 13ª também para a 8ª posição.

Desde julho do ano passado, a fonte tem crescido, em média, 1 GW por mês. Em maio deste ano, o país superou 29 GW de potência instalada em energia solar, o equivalente a 13,1% da matriz elétrica do país. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O número considera tanto as usinas de grande porte quanto os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas de edifícios e pequenos terrenos.

A solar fotovoltaica já atraiu aproximadamente R$ 144 bilhões em investimentos adicionais para o país. contribuiu para evitar a emissão de cerca de 36,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) nesse período.

De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), a China lidera com uma capacidade geral de 393 GW, o país representa cerca de 36% das adições globais de potência solar.

É seguida pelos Estados Unidos em segundo lugar com 113 GW; Japão, em terceiro com 78,8 GW; enquanto a Alemanha ocupa o quarto lugar com 66,5 GW e a Índia fica em quinto com 63,1 GW.

Além disso, a Austrália ocupa a sexta posição com uma capacidade de 26,7 GW, e a Itália em sétimo lugar com 25 GW, em sequência.

Ranking dos países com as maiores potências instaladas de energia fotovoltaica:

  1. China (393 GW)
  2. Estados Unidos (113 GW)
  3. Japão (78,8 GW)
  4. Alemanha (66,5 GW)
  5. Índia (63,1 GW)
  6. Austrália (26,7 GW)
  7. Itália (25 GW)
  8. Brasil (24 GW)*
  9. Holanda (22,5 GW)
  10. Coreia do Sul (20,9 GW)

* No começo do ano, o Brasil ficou abaixo desses países, na oitava colocação, com uma capacidade de energia de 24 GW. Agora, já alcança 29 GW de potência instalada.