Anchor Deezer Spotify

Três maneiras de aproveitar a água do arroz nas suas plantas

Três maneiras de aproveitar a água do arroz nas suas plantas

Você não precisa lavar o arroz antes de cozinhar. Mas, se fizer isso pode guardar a água para cuidar bem das suas plantas.

Muitas pessoas têm o hábito de lavar o arroz antes do cozimento. Esta etapa não é necessária e pode inclusive deixar o seu prato menos nutritivo (veja explicação no final da matéria). Mas, se você acha difícil abandonar esta rotina, uma dica é guardar a água que usou para lavar o arroz e aproveitar para cuidar das suas plantas.

Isso porque esse líquido esbranquiçado é um fertilizante com nutrientes que podem ajudar no desenvolvimento de várias espécies de plantas e hortaliças. Mas é preciso saber como usar a água de arroz e quais são as plantas indicadas para este uso.

Quando a água de arroz é adicionada nas quantidades corretas, pode ser extremamente benéfica, já que contém nutrientes e micróbios do bem. O fertilizante feito com água de arroz é rico em amido, usado pelas plantas para armazenar energia para crescimento e reprodução futuros, e três nutrientes necessários a todas as plantas – o famoso NPK: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

Os amidos da água de arroz também promovem bactérias úteis ao solo, como lactobacilos e fungos micorrizas. Para melhorar é tudo natural e orgânico.

rega planta
Foto: Pixabay

Como fazer água de arroz para plantas?

Você vai precisar de água, arroz e itens que pode encontrar na cozinha, como tigela, panela e peneira de malha fina. Todos os tipos de arroz podem ser usados, desde que não tenha sido adicionada nenhum sal ou tempero.

Existem três métodos que você pode usar para fazer água de arroz para as plantas: enxaguar, ferver ou fermentar. A preparação que você escolher dependerá da quantidade de amido que você deseja dar às suas plantas.

1. Água de Arroz Fermentada

Água de arroz fermentada é a solução de água de arroz mais eficaz, pois o processo de fermentação promove o crescimento de bactérias benéficas. No entanto, também é o mais demorado de fazer.

  1. Coloque algumas colheres de arroz cozido sem sal dentro de uma jarra de vidro e encha a jarra com água destilada.
  2. Cubra o frasco com uma gaze e guarde em local escuro por uma a duas semanas para fermentar.
  3. Verifique o frasco a cada dois ou três dias. Se você encontrar mofo branco, isso é normal. Se você observar algum crescimento preto, marrom ou laranja na superfície, descarte o líquido e reinicie o processo.
  4. Assim que o processo de fermentação for concluído, filtre a água de arroz fermentada em um recipiente limpo ou borrifador.
  5. Dilua a água de arroz fermentada com água pura na proporção de um para dois antes de usá-la nas plantas.

2. Água de arroz fervida

Ferver o arroz libera amidos e nutrientes na água, que podem então ser usados ​​para nutrir suas plantas.

  1. Leve duas xícaras de água (sem sal!) para ferver em uma panela pequena ou caçarola.
  2. Adicione meia xícara de arroz cru à água fervente.
  3. Ferva o arroz até a água ficar turva e deixe esfriar.
  4. Usando uma peneira de malha fina, coe a água do arroz dos grãos de arroz, guardando o líquido rico em amido em uma jarra ou tigela.
  5. Deixe a água do arroz esfriar completamente antes de usá-la para regar as plantas.

3. Água de arroz enxaguada

O arroz enxaguado é o método mais fácil e rápido de preparar água de arroz para suas plantas. O produto final será menos concentrado, mas ainda assim benéfico.

  1. Encha uma panela com arroz e água, de preferência com uma proporção de três medidas de água para uma de arroz.
  2. Deixe de molho por 20 a 30 minutos ou use a mão para agitar os grãos e acelerar o processo de extração de amido e nutrientes.
  3. Usando uma peneira de malha fina, coe a água do arroz em um recipiente limpo ou borrifador.
  4. Agite bem antes de aplicar nas plantas.
arroz
Foto: Pixabay

A água do arroz pode prejudicar as plantas?

Assim como acontece com todos os fertilizantes para plantas, adicionar muita água de arroz às plantas pode ser prejudicial. Se mal utilizada e aplicada em excesso, a água de arroz pode causar bactérias nocivas ou proliferação de mofo, endurecimento do solo e possíveis infestações de insetos. Para evitar isso, é melhor usar água de arroz nas plantas, no máximo uma vez por mês.

Plantas que podem se beneficiar com água de arroz

A água de arroz pode ser aplicada em praticamente qualquer planta, mas algumas beneficiam mais do que outras. Quando se trata de plantas domésticas, muitos tipos de suculentas, orquídeas e samambaias se desenvolvem melhor quando recebem esta adubação especial. Pimentões, tomate, repolho e beringela também se beneficiam e podem ter rendimento maior com a água de arroz.

orquídeas
Foto: Ardi Evans | Unsplash

Hidroponia e água de arroz não combinam

Para plantas cultivadas no solo, a água de arroz é uma adição segura e benéfica. No entanto, em sistemas hidropônicos, o amido da água de arroz pode causar um crescimento excessivo de bactérias e fungos no formato de jardinagem à base de água.

Por que você não precisa lavar o arroz?

O arroz fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2 , B3 e B6. Porém, quando o grão seco é lavado antes de ser cozido, parte dos nutrientes podem se perder. Portanto, não é recomendado a lavar o arroz, sobretudo o arroz polido.

coração de arroz integral comida saudável natural
Foto: Pixabay

Já o arroz integral, que ainda possui sua casca fina, corre menos risco – uma vez que está “protegido”. De todo modo, não há necessidade de lavar o arroz. 

O arroz é um produto não perecível, não sendo um bom veículo de bactérias. Além disso, ao ser levado ao fogo em altas temperaturas, se tiver algum micro-organismo prejudicial à saúde, ele será eliminado durante o cozimento. O ponto de fervura já é suficiente para matar qualquer bichinho presente no grão.

Para conferia a matéria completa, clique AQUI.