Anchor Deezer Spotify

Shizen lidera em novas eólicas offshore no Brasil. Ceará um dos lideres do ranking

Shizen lidera em novas eólicas offshore no Brasil. Ceará um dos lideres do ranking

Ibama registra 66 projetos em licenciamento no país, somando 169 GW. Rio Grande do Sul e Ceará lideram o ranking de potência

A Shizen Energia do Brasil, grupo de origem japonesa, se tornou a líder em licenciamento de parques eólicos offshore no Brasil, com 18 GW, em seis projetos na costa brasileira – Rio Grande do Sul (12 GW) e Ceará (6 GW).

— Em sua estratégia corporativa, a companhia tem planos de atingir ao menos 10 GW de potência em geração renovável no mundo até 2030.

— De abril a agosto, houve um aumento de 36 GW nos projetos em licenciamento, atingindo 169 GW no Ibama.

— Em quantidade de projetos, a liderança é da BlueFloat Energy, com sete parques (15 GW). Já as petroleiras respondem por praticamente um a cada 4 GW em licenciamento. Shell, TotalEnergies e Equinor somam 40 GW em projetos na costa brasileira.

— Ao todo, o país conta com 66 eólicas offshore em desenvolvimento. Rio Grande do Sul (57 GW) e Ceará (48 GW) respondem, juntos, por 62% da capacidade em licenciamento. Rio de Janeiro (27 GW) vem em seguida na lista.

Demonstra como o potencial de geração eólica offshore do Brasil atrai a atenção de grandes players globais, mas as empresas ainda aguardam os avanços do marco regulatório no país.

Fonte:  NE9