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Setembro amarelo, verde e roxo: conheça as ações de conscientização do mês

Setembro amarelo, verde e roxo: conheça as ações de conscientização do mês

Diversos tópicos sobre a saúde recebem maior visibilidade nessa época do ano no intuito de conscientizar a população e promover debates; saiba mais

O nono mês do ano é comumente conhecido como “Setembro Amarelo” pela campanha de prevenção ao suicídio. Porém, além dela, existem outras ações de conscientização sobre variadas doenças. A Galileu veio te explicar essas campanhas atreladas a diferentes cores.

Setembro Roxo

O chamado “Setembro Roxo” é uma campanha de conscientização sobre fibrose cística — doença genética sem cura, que afeta o sistema respiratório e digestivo. Pessoas nascidas com essa condição possuem mutações nos genes que afetam uma proteína responsável pela regulação de íons como cloro e sódio, causando alterações na sua absorção.

Com isso, o indivíduo sofre desidratação das secreções mucosas e as glândulas exócrinas as eliminam de forma mais consistente, resultando em obstrução nos ductos do corpo e podendo causar uma reação inflamatória.

A condição genética também é conhecida como “doença do beijo salgado” porque, com a desregulação no fluxo de íons, o suor do portador tem uma alta concentração de sal e cloro. O resultado é que o beijo sai com um gosto diferente.

Devido à mutação dos genes, o muco produzido é mais espesso, podendo se acumular nas vias respiratórias e dificultar a passagem de ar. Por isso, o indivíduo portador da fibrose cística tem suas funções pulmonares prejudicadas, ocasionando os seguintes sintomas: infecções respiratórias recorrentes, pneumonia, falta de ar e tosses persistentes.

No sistema digestório, a mucosa espessa pode obstruir os ductos pancreáticos, impedindo a liberação de enzimas responsáveis pela quebra e absorção de nutrientes no intestino. Com isso, outros sintomas, como dificuldade em ganhar peso e esteatorreia (fezes gordurosas), também são recorrentes.

Nas primeiras semanas de vida, a fibrose cística pode ser detectada através do teste do pezinho, conforme a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Embora não tenha cura, existem tratamentos que podem aliviar os sintomas.

Setembro Verde

A campanha do setembro verde promove o incentivo e a conscientização sobre a doação de órgãos. Em 2021, mais de 12 mil transplantes de órgãos foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, a doação só é feita mediante a autorização da família, por isso, é importante que as pessoas se comuniquem com seus familiares caso desejem doar.

O mês abre um espaço para que o tema seja debatido e, em algumas regiões do Brasil, como no Espírito Santo, a campanha tem sido promovida por entidades governamentais para conscientizar e tirar dúvidas da população sobre a doação de órgãos.

Além disso, o setembro verde também está associado com a campanha de conscientização sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs). A ação promove visibilidade aos direitos dessas pessoas, além de incentivar a acessibilidade e a igualdade social.

Setembro Lilás

A campanha do setembro lilás promove a conscientização sobre o Alzheimer, doença neurodegenerativa em que o indivíduo perde suas memórias. A ação tenta diminuir a discriminação e o preconceito, além de incentivar o conhecimento da população sobre o assunto.

“Ele leva ao isolamento social, marginalizando quem precisa de apoio e tornando essas pessoas invisíveis. Esse cenário é um dos motivos pelos quais as demências ainda não ocupam o lugar que merecem na saúde pública do Brasil, apesar do crescente número de casos”, diz Elaine Mateus, presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz), em comunicado.

O setembro lilás também fomenta o debate sobre a conscientização, prevenção e combate contra o câncer animal. A iniciativa busca informar a importância de acompanhar a saúde dos pets e assim, identificar precocemente qualquer problema de saúde.

Setembro Amarelo

A prevenção contra o suicídio é mundialmente reconhecida pelo dia 10 de setembro, mas no Brasil recebe visibilidade durante todo o mês. A campanha visa retirar estigmas associados a problemas de saúde mental atrelados, como a depressão.

Com o lema “Se precisar, peça ajuda”, a ação incentiva que a população procure ajuda médica caso não se sinta emocionalmente ou mentalmente bem. O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza um canal aberto durante 24 horas do dia para promover apoio. É possível conversar com um atendente para desabafar e se sentir menos sozinho no número 188, no chat online, por e-mail ou presencialmente em um dos postos de atendimento.

Em 2019, o Brasil registrou 14 mil suicídios, o equivalente a 38 casos por dia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A campanha de prevenção está sendo divulgada desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Porém, está em vigor no calendário nacional desde 2013.