Semana do Caminhar 2022 celebra o retorno às ruas

Semana do Caminhar 2022 celebra o retorno às ruas

Evento reivindica políticas públicas para cidades mais agradáveis para caminhar e estar nos espaços públicos.

As atividades ao ar livre e coletivas são de extrema importância para a saúde física e emocional das pessoas. Segundo a pesquisa “Acesso aos espaços públicos durante a pandemia”, realizada em São Paulo, 73% das entrevistadas apontaram ter muita saudades de socializar; 62% de passear; e 61% de ir a eventos culturais, quando perguntadas sobre o que estavam sentindo mais falta no contexto de isolamento social.

Com este ensejo, em 2022, a Semana do Caminhar, que acontecerá de 7 a 13 de agosto (domingo a sábado), tem como tema “O Retorno (às ruas)”, que celebra a retomada das ruas como espaço público para encontros coletivos e públicos depois de cerca de dois anos de isolamento na pandemia da Covid-19.

“É importante lembrar que todos vivemos períodos muito duros psicologicamente e socialmente nos últimos dois anos e a volta dos encontros está sendo importante para nos aclimatar de novo a compartilhar os espaços, ser tolerantes e gentis com as pessoas e a cidade”, afirma Leticia Sabino, Diretora Presidente do SampaPé!.

Programação

A Semana do Caminhar é articulada pelo SampaPé!, e acontece por meio de uma rede de organizações que atuam com cidades em todo o país, juntando 38 organizações em 8 estados (São Paulo, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná) mais o DF. A agenda conta com mais de 20 atividades, que vão de passeios e cortejos a oficinas caminhantes e rodas de conversa.

A abertura no domingo (7) será realizada com cortejos em ruas abertas de 4 estados diferentes – São Paulo, na Paulista Aberta e no Minhocão; Distrito Federal, no Eixão; Rio Grande do Sul, no Brique da Redenção; e Pará, na Praça da República – com a participação de pelo menos 15 organizações.

Semana do Caminhar
Foto: Paulo Pinto | Fotos Públicas

Além disso, acontecerá uma live no Instagram do SampaPé! (@sampapesp) junto às parceiras de outras cidades, para mostrar o movimento das ruas abertas em cada contexto. No mesmo dia, acontecerão outras três atividades em São Paulo: a trilha urbana na Av. Paulista do Instituto Trilhas, a caminhada de observação de atividades na Paulista Aberta do SampaPé! junto ao SESC Avenida Paulista e a formação sobre questões globais e mudanças de hábitos do Engajamundo.

Na segunda-feira (8), as organizações Brasília para Pessoas, Andar a Pé – o movimento da gente, Rodas da Paz e Associação Moradores da 700Sul promoverão um Safári Urbano nas calçadas do Setor Hospitalar Sul, em Brasília, enquanto o Instituto Biomob promoverá atividade para análise de acessibilidade de calçadas em Petrópolis.

Na terça-feira (9), haverá análise da acessibilidade das calçadas no Rio de Janeiro, e em Porto Alegre o Instituto TodaVida fará uma caminhada com alunos até o Parque Marinha do Brasil. No quarto dia de evento, quarta-feira (10), o SampaPé! realizará uma oficina de observação de atividades nos espaços públicos no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e na quinta-feira (11) será possível acompanhar online os resultados do “Desafio: deriva a pé”, da pluri.urb.

 

semana do caminhar

 

Na sexta-feira (12), é a vez do coletivo ParáCiclo fazer uma oficina de observação de atividades no espaço público em Belém, no Pará, enquanto o Instituto Cordial fará uma live sobre saúde e mobilidade. Já no sábado (13), o Grupo Amora transmitirá três caminhadas por vizinhanças de São Paulo e, ainda na capital paulista, o Coletivo Trilhares promoverá uma caminhada no Parque da Sabesp; o Instituto Biomob uma análise de acessibilidade de calçadas; e o SampaPé! um piquenique coletivo no Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros.

Em Porto Alegre, o TransLAB.URB promoverá a caminhada-oficina noturna lúdica chamada Exorcismos Urbanos e as organizações de Brasília farão um debate sobre a revitalização da Avenida W3. Por fim, durante toda a semana, terá a atividade de roteiros guiados promovida pela Caraminhola, que poderá ser acompanhada nas redes sociais.

Além das atividades, durante a semana, as organizações irão publicar nas redes sociais a campanha temática que fala sobre as formas de retornar às ruas, chegando, assim, a mais pessoas. Por fim, dos dias 07 a 14, o concurso de fotos #MuvucaNaRua estará recebendo “likes” como votos no perfil do Instagram @concursosdc e as vencedoras serão anunciadas na semana no dia 15 – o concurso aconteceu ao longo do mês de julho como um esquenta para o evento.

caminhar
Foto: Ryoji Iwata | Unsplash

Semana do Caminhar de 2022 é a sexta edição do evento que, desde 2017, acontece durante uma semana, sempre incluindo o dia 8 de agosto. A data é considerada o Dia Mundial do Pedestre, pois nesse dia, em 1969, foi tirada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres.

Na edição deste ano, o evento será híbrido com atividades presenciais e remotas. Informações sobre inscrições, eventos e calendário mais atualizadas podem ser encontradas www.semanadocaminhar.org e no Instagram e Linkedin do SampaPé!.