Anchor Deezer Spotify

Semam realiza seminário para formação da Comissão de Monitoramento das Bacias Hidrográficas

Semam realiza seminário para formação da Comissão de Monitoramento das Bacias Hidrográficas

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai promover um seminário para formação da Comissão de Monitoramento das Bacias Hidrográficas. O evento será nesta terça-feira (22), das 8h30 às 15h, no Hotel Verde Green, em Manaíra.

A formação da Comissão atende às normas da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997). Os poderes executivos dos municípios devem promover a integração das políticas locais de saneamento básico – de uso, ocupação e conservação do solo e de meio ambiente- com as políticas federal e estaduais de recursos hídricos.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o seminário tem o objetivo de integrar, da melhor forma possível, diversos setores da sociedade. “A Semam vem monitorando nascentes e rios, nossos técnicos elaboraram o “Mapeamento e Monitoramento das Nascentes e Corpos Hídricos de João Pessoa”, Relatório Técnico que norteia as ações da Semam na área. Esperamos, a partir da formação da Comissão, fortalecer essas ações, ampliando as responsabilidades da Semam em relação ao cuidado com nossos rios e nascentes”, concluiu.

Segundo o engenheiro florestal Yuri Araújo, chefe da Divisão de Pesquisa da Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, João Pessoa possui pelo menos oito bacias hidrográficas principais, que são os rios Aratu, Cabelo, Camurupim, Cuiá, Gramame, Jacarapé, Jaguaribe e Maré/Sanhauá. E ainda no território da Capital estão situadas pelo menos cem nascentes.

Foram convidados para o seminário representantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Câmara Municipal de João Pessoa, Capitania dos Portos, Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) além de representantes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Planejamento  (Seplan) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).