Semam-JP orienta sobre os cuidados com as plantas no verão

Semam-JP orienta sobre os cuidados com as plantas no verão

A estação mais quente do ano requer cuidados extras com a saúde das pessoas e também das plantas. É por isso que a coordenadoria de Botânica da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP) orienta sobre os cuidados com as plantas no verão. A área onde ela está instalada (parte interna ou externa), se está exposta ao sol, quantas vezes deve ser regada e o horário ideal são algumas das orientações bem importantes para essa época.

Quando era criança, no interior do Ceará, Eliziene de Moura costumava catar o arroz, para tirar as palhinhas mais duras e plantar as sementes. “Minha maior alegria era ver aquele pontinho de arroz virar uma folhinha”. Até hoje Eliziene gosta de plantas. Na casa onde mora com a mãe, no bairro de Jaguaribe, a chefe de cobrança cultiva pequenas plantas – algumas ela mesma fez as mudas – enquanto trabalha em casa, no sistema home office. A bióloga e coordenadora de Botânica da Semam, Neide Martins, visitou a casa de Eliziene e passou algumas orientações.

“No verão, a primeira coisa é ficar atento onde ela se encontra. Plantas de áreas externas, que recebem muito sol, precisam de regas todos os dias. Já as plantas que ficam em áreas internas, precisam ser regadas de dois em dois dias. Uma outra dica é borrifar as folhas com água. Essa é uma boa dica para as orquídeas. Também é bom evitar regar as plantas com sol forte – o ideal é regar antes das 9h e após 16h, quando o sol está mais ameno. Assim você evita queimar a planta”, destacou.

Onde receber mudas – A Semam mantém o Viveiro Florestal, numa parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que cedeu o espaço. O viveiro funciona das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira e na sexta, das 8h às 14h. Qualquer pessoa interessada pode ir ao local e receber até duas mudas de plantas, bem como ter acesso às informações técnicas sobre os cuidados – qual a melhor forma de plantar, o local adequado, os cuidados com áreas de fiação elétrica e rede de saneamento, bem como as regas e podas. O Viveiro Florestal fica localizado na Rua Embaixador Sergio Vieira de Melo, s/nº, Valentina Figueiredo.