Seleção para Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente no NE está aberta

Seleção para Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente no NE está aberta

O processo seletivo de candidato(a)s a discentes do Colegiado do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Rede das Instituições Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFSE) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está aberto até o dia 16 de setembro de 2021.

São ofertadas 86 vagas, sendo 17 para a UFPI, oito para UFC, sete para Ufersa, oito para a UFRN, dez para UFPB, 12 para UFPE, 11 para a UFS, 13 para Uesc. No edital estão os detalhes para a inscrição em cada universidade.

Área de Concentração: Desenvolvimento e Meio Ambiente

Linhas de Pesquisa:
a. Relações sociedade-natureza e sustentabilidade
b. Planejamento, gestão e políticas socioambientais
c. Tecnologias para o desenvolvimento sustentável

Com a pandemia da Covid-19, todo o processo seletivo será realizado por meio de ferramentas de uso remoto (Plataforma Google Meet) para priorizar a saúde da comunidade com a garantia do distanciamento social, que se mostra como a medida mais eficiente para a redução da propagação do vírus e da disseminação da doença.

Desenvolvimento e Meio Ambiente

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) foi criado para atender às demandas e anseios da sociedade na busca de solução para os problemas sociais, ambientais e econômicos rumo ao desenvolvimento sustentável. Sob esse aspecto, os desafios enfrentados pela sociedade requerem a competência profissional, como qualidade indispensável, aliado ao comprometimento institucional na busca de soluções locais para a sociedade nordestina.

Desde 1996 o Curso de Mestrado (MDMA) tem adotado a concepção de desenvolvimento sustentável como paradigma e o Nordeste brasileiro como região foco de suas linhas de pesquisa, em um enfoque interdisciplinar. A partir de 2010, o Curso de Doutorado (DDMA) foi criado, inovando a Pós-Graduação brasileira, com a inserção da Associação Ampla em Rede de Instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste.

A Associação em Rede consiste em alternativa sustentável para produzir ciência criativa, sobretudo ética e coletiva, com vistas ao ensino, pesquisa e extensão, alicerçados na interdisciplinaridade. Busca-se harmonia entre objetivos sociais, ecológicos e econômicos do desenvolvimento, nos espaços em que se localizam as IES.

Mais informações: prodema.ufersa.edu.br/seletivo2022/