Anchor Deezer Spotify

Se você come atum, deve saber que ele pode te envenenar devido aos nitritos e nitratos

Se você come atum, deve saber que ele pode te envenenar devido aos nitritos e nitratos

Dez intoxicados, incluindo um casal que acabou no hospital em estado grave: o episódio desagradável ocorreu em Milazzo, na Sicília, após o consumo de atum contaminado. Não era peixe cru, era cozido. De fato, cozinhá-lo não é suficiente para evitar intoxicações graves. As primeiras investigações mostraram que o atum rabilho continha uma grande quantidade de nitritos.

E não é a primeira vez que esses dramas ocorrem. Na verdade, o envenenamento ligado a este peixe é muito mais frequente do que se pensa. Quando falamos sobre os perigos associados ao atum, imediatamente tendemos a pensar no mercúrio , um metal que se acumula facilmente em peixes maiores, incluindo o espadarte. No entanto, há também outra ameaça que muitas vezes é subestimada: aquela representada pelos nitritos e nitratos.

O que são nitritos e nitratos e por que eles são usados

Mas o que são nitritos e nitratos e por que eles podem se tornar perigosos para nossa saúde? Conforme esclarecido pela EFSA, trata-se de substâncias utilizadas para temperar carne, peixe e outros alimentos. Eles são adicionados aos alimentos para conservá-los melhor e também ajudam a impedir o crescimento de microrganismos nocivos, em particular Clostridium botulinum, a bactéria responsável pelo temido botulismo. Os nitritos, juntamente com os nitratos, são usados ​​para manter viva a cor da carne e do peixe e melhorar seu sabor.

Em humanos, os nitritos e nitratos contidos nos alimentos são rapidamente absorvidos pelo organismo e, em sua maioria, excretados como nitratos. – explica a EFSA – Parte do nitrato absorvido pelo organismo é reposta em circulação pelas glândulas salivares e parte é convertida em nitrito por bactérias da cavidade oral. O nitrito absorvido pode oxidar a hemoglobina em metemoglobina, cujo excesso reduz a capacidade dos glóbulos vermelhos de se ligarem e transportarem oxigênio pelo corpo. O nitrito nos alimentos (e o nitrato convertido em nitrito pelo organismo) também pode contribuir para a formação de um grupo de compostos conhecidos como nitrosaminas,
alguns dos quais são cancerígenos.

Em suma, é melhor ficar longe da intoxicação causada por essas substâncias. Mas no caso específico do atum, como nos podemos defender? Para ter certeza de sua presença é necessário recorrer a análises laboratoriais. No entanto, quando vemos um atum de cor muito brilhante (quase framboesa), é muito provável que o peixe tenha sido tratado com essas substâncias perigosas. Para ficar mais relaxado, o ideal seria parar de consumir atum por completo.

Graduada em mídia, comunicação digital e jornalismo pela Universidade La Sapienza, ela colaborou com Le guide di Repubblica e com alguns jornais sicilianos. Para a revista Sicilia e Donna, ela tratou principalmente de cultura e entrevistas. Sempre apaixonada pelo mundo do bem-estar e da bio, desde 2020 escreve para a GreenMe.