Anchor Deezer Spotify

Saturno se torna planeta com mais luas no Sistema Solar

Saturno se torna planeta com mais luas no Sistema Solar

Mais de 60 novas luas foram descobertas ao redor de Saturno, transformando o gigante gasoso no planeta com mais luas no Sistema Solar — até então, o título pertencia a Júpiter e suas 95 luas, enquanto Saturno contava com 82. Os novos satélites naturais foram encontrados por uma equipe de cientistas liderada por Edward Ashton, pós-doutorando do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica, em Taiwan.

Em 2019, Ashton e Matthew Beaudoin descobriram o que pareciam ser novos satélites naturais ao redor de Saturno. Eles trabalharam com uma técnica que envolve uma sequência de imagens, capaz de mostrar o movimento das possíveis luas e ampliar os sinais delas quando os dados são combinados. Desta forma, é possível visualizar até aquelas luas fracas demais para serem observadas em imagens individuais.

Com dados obtidos entre 2019 e 2021, eles conseguiram encontrar diferentes luas — algumas eram pequenas, com apenas 2,5 km de diâmetro. Para ter certeza de que elas eram mesmo satélites naturais e não algum outro objeto, como asteroides próximos do planeta, eles monitoraram as candidatas ao longo de alguns anos.

Saturno e algumas de suas luas (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, A. Simon (GSFC)OPAL Team, J. DePasquale)

“Se alguém acredita que encontrou uma nova lua, é necessário enviar as observações ao Minor Planet Center, eles são o corpo oficial para observações de objetos do Sistema Solar”, explicou Ashton, ao Canaltech. “Se conseguirem encaixar uma órbita ao redor do planeta nas observações, e elas não corresponderem a nenhuma outra lua conhecida, ela será oficialmente anunciada como uma nova lua”, finalizou.

Assim, eles conseguiram confirmar as 62 novas luas na órbita de Saturno; todas as novas luas são irregulares, ou seja, são satélites naturais com órbitas grandes e elípticas. “O número atual de luas oficialmente reconhecidas é 124, mas há mais 21 ainda não anunciadas”, acrescentou o cientista. Segundo ele, este grupo deve ser anunciado oficialmente na próxima semana, aumentando o total para 145.

Além de tornar Saturno o planeta com mais luas no Sistema Solar, a descoberta transformou o gigante gasoso no primeiro planeta conhecido com mais de 100 luas. Em breve, os autores devem publicar um artigo descrevendo a descoberta das novas luas.