Anchor Deezer Spotify

Sangramento cerebral: entenda as causas e saiba identificar os sintomas

Sangramento cerebral: entenda as causas e saiba identificar os sintomas

A influenciadora digital Sthe Matos, de 23 anos, foi levada ontem a um hospital de Salvador, na Bahia, e internada na UTI após detectar um sangramento no cérebro. Segundo a equipe que cuida das redes sociais da baiana, ela vinha apresentando um quadro de virose, testou negativo para Covid-19, mas foi à unidade depois de sentir dores de cabeça.

A influencer fez uma tomografia que apontou o sangramento. O caso repercutiu nas redes sociais, mas a assessoria da celebridade tranquilizou os fãs, dizendo que Sthe está bem e que ficaria internada por 24 horas apenas por precaução.

Sangramentos cerebrais podem ser causados por acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) ou aneurisma. A assessoria de Sthe não divulgou qual teria sido o motivo do sangramento cerebral da jovem.

— Em pacientes jovens, uma causa frequente de sangramentos no cérebro é o aneurisma. Outra causa é a má formação na artéria venosa do cérebro. Geralmente, quando os exames não conseguem comprovar o que causou o sangramento, por ser um AVC hemorrágico, que não tem uma causa definida — explicou ao site G1 o neurocirurgião Leonardo Avellar, que não examinou Sthe.

Alexandre Hatum, chefe do serviço de Neurologia do Hospital São Vicente de Paulo, alerta para a importância do paciente ser atendido com rapidez:

— O AVC é uma emergência médica, seja ele isquêmico ou hemorrágico. Em ambos os casos, quanto mais cedo o paciente for para o hospital, maiores são as chances de tratamento. No caso do AVC isquêmico, existe um tratamento que desobstrui a artéria, caso o paciente consiga chegar ao hospital em até quatro horas e meia. Então, é muito importante que a pessoa ou seus familiares saibam reconhecer os sinais e procurem a emergência o mais rápido possível.

AVC hemorrágico

O AVC hemorrágico é caracterizado pelo rompimento de uma artéria do cérebro. Isso causa a interrupção do fluxo sanguíneo, provocando a morte do tecido cerebral. O rompimento do vaso gera uma forte dor de cabeça.

Os sintomas são os seguintes: dor de cabeça súbita e forte; fraqueza ou dormência no rosto, braços ou pernas em um dos lados; dificuldade de se movimentar; perda da fala ou dificuldade de falar e entender o que é dito; dificuldade para enxergar.

Aneurisma

O aneurisma é a dilatação anormal de uma das artérias, que pode se romper e causar uma hemorragia. Ele pode aparecer em qualquer região do corpo, inclusive no cérebro. A condição é provocada pelo enfraquecimento da parede da artéria ou por um defeito dela. A pessoa pode nascer com o problema ou desenvolvê-lo com hipertensão descontrolada, tabagismo ou traumatismo.

Os sintomas são: dor de cabeça, nos olhos e/ou no pescoço; visão duplicada; perda de visão; enjoo e vômito; perda de consciência ou confusão mental; fotofobia; e convulsões.

Fonte:  Extra