Anchor Deezer Spotify

Saiba qual a diferença entre clima e tempo atmosférico?

Saiba qual a diferença entre clima e tempo atmosférico?

A diferença entre clima e tempo atmosférico é uma questão fundamentalmente temporal, pois, enquanto um termo se refere às condições climáticas de um breve momento, o outro lida com o estado atmosférico em um longo prazo. Ainda assim, muita gente se confunde e não sabe a diferença entre eles.

Para entender qual a diferença entre clima e tempo, também é necessário considerar outros parâmetros físicos, atmosféricos e a localidade de cada um desses estados da atmosfera. Mas uma coisa é certa: clima e tempo não são sinônimos, como você verá a seguir.

O que é o tempo atmosférico?

Qual a diferença entre clima e tempo? O tempo atmosférico se refere às condições climáticas instantâneas de determinado local! (Imagem: Reprodução/Caio/Pexels)

O tempo se refere ao que vemos quando olhamos para o céu. Tem nuvens? Está chovendo? O tempo basicamente determina o estado atmosférico momentâneo em um determinado local e, portanto, muitos fatores contribuem para sua alteração. Alguns dias podem amanhecer frios e evoluir para uma temperatura quente, por exemplo. Ou seja: não é apenas a temperatura que define o tempo, pois o mesmo está sujeito a outras variáveis.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

E para entender tudo isso melhor, o Canaltech conversou com a professora de meteorologia Andrea Cardoso, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Segundo ela, além do estado momentâneo, o tempo é determinado por variáveis atmosféricas como o vento, umidade e precipitação (chuva). “Sendo determinado para um dado local, horário ou dia. Assim, este varia bastante e é de curtíssimo prazo (período curto)”, acrescentou Cardoso.

O tempo pode variar bastante em um único dia ou em uma única semana. As mudanças são observadas em um curto período de tempo (Imagem: Captura de Tela/Weather.com)

É claro que alguns desses fatores, como a precipitação, se tornam mais ou menos intensos de acordo com as épocas do ano. O verão, por exemplo, é o período em que mais chove. Ainda assim, mesmo em um período de muita precipitação, alguns lugares podem apresentar altas temperaturas, enquanto outros não.

Portanto, os fatores que determinam o tempo são:

  • vento
  • umidade
  • chuva
  • temperatura

O tempo, então, é o estado atmosférico que percebemos ao olhar para o céu neste período mais curto de tempo.

E o que é o clima?

A cordilheira dos Andes influencia o clima ao longo da costa oeste da América do Sul (Imagem: Reprodução/NASA)

O clima, por outro lado, tem relação com as condições atmosféricas ao longo prazo. A professora Andrea Cardoso explica que o clima é o estado médio da atmosfera em um grande período de tempo.

Outra maneira de visualizar o clima é como se ele fosse uma fotografia digital, onde cada pixel é um registro do tempo meteorológico. Somados, eles fornecem o quadro geral (o clima), que, na maioria das vezes, não reflete necessariamente as condições meteorológicas registradas pontualmente pelo tempo (atmosférico).

Portanto, as variáveis meteorológicas usadas para definir e analisar o clima também são estabelecidas ao longo prazo. “Quando tratamos de clima, nos referimos a condições mensais e sazonais (longo prazo)”, acrescentou Cardoso.

Entre os fatores geográficos que influenciam a dinâmica do clima, estão:

  • latitude e altitude
  • tipo relevo
  • continentalidade
  • maritimidade.

“Apesar de ter o clima esperado e conhecido para cada região, ele possui variações ao longo dos anos”, ressaltou a professora de climatologia.

Dica para não confundir clima e tempo

Enquanto o tempo se concentra nas condições climáticas em curto prazo, o clima observa os padrões no longo prazo (Imagem: Reprodução/ESA)

Para nunca mais se confundir com os conceitos de clima e de tempo, basta seguir o seguinte raciocínio. O clima é o que se espera para o verão, por exemplo, quando são esperadas altas temperaturas e maior índice de chuvas, já que este é um padrão conhecido e determinado ao longo de bastante tempo. Já o tempo é o que recebemos no intervalo de algumas horas ou alguns dias, como, por exemplo, previsão de céu aberto, ventos fortes — é o que veremos ao abrir a janela de casa e o que acompanharemos ao longo do dia. Por isso se fala “previsão do tempo”, e não “previsão do clima”!