Anchor Deezer Spotify

Saiba quais são os benefícios do milho para a saúde

Saiba quais são os benefícios do milho para a saúde

Conheça os diversos benefícios do milho para a saúde, como escolher e preparar esse alimento.

milho é um alimento com uma série de benefícios para a saúde e, ao mesmo tempo, pode ser consumido de diversas maneiras, tanto cozido ou assado quanto em receitas. Logo, colocar milho na mesa ajuda a diversificar a dieta e torná-la ainda mais saudável e equilibrada.

A história do milho tem seus primeiros registros no México há mais de 7 mil anos e, desde então, o alimento fez parte da cultura de povos como os astecas e os indígenas do continente americano, sendo base da alimentação em muitas culturas.

No Brasil, ele é um dos principais grãos cultivados, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A entidade indica que, para a safra 2021/2022, a produção é estimada em 115,6 milhões de toneladas, aumento de 32,7% em comparação com a safra anterior.

Existem aproximadamente 150 espécies de grãos de milho, que podem ser utilizados para produção de farinhas e também flocos, além de originarem produtos como o amido, óleos vegetais, cereais e bebidas alcoólicas, por exemplo. Ao mesmo tempo, o milho está presente em receitas como canjica, pamonha, cuscuz, mingau, bolos e cremes.

Assim como todo alimento, é essencial entender como escolher o milho na hora de levar para casa e, também, os cuidados ao consumir ou preparar pratos com esse grão. Conheça os benefícios do milho para a saúde, como escolher e preparar esse alimento e receitas para tornar a sua dieta ainda mais saborosa.

Benefícios do milho

O milho possui diversos benefícios para o funcionamento do organismo, por isso incluí-lo na dieta pode ser positivo por vários motivos. Conheça alguns deles:

Auxilia no Fortalecimento da imunidade

A imunidade do organismo pode ser fortalecida com o consumo de milho, já que o grão tem níveis de antioxidantes com a presença de zeaxantina. Essas substâncias ajudam a diminuir a presença de radicais livres, que afetam células e podem favorecer o surgimento de doenças. Além disso, o milho contém vitaminas (A, B e C), que também auxiliam no fortalecimento da imunidade.

Melhora do trânsito intestinal

O milho é um alimento rico em fibras, especialmente fibras insolúveis, como a celulose, hemicelulose e lignina, auxiliando no aumento do volume fecal e melhora o trânsito intestinal. As fibras estão principalmente na casca do grão e ajudam a eliminar toxinas, já que elas passam intactas pelo sistema digestivo e reduzem o tempo que as fezes ficam no intestino.

Vale lembrar que, quando os grãos secos são processados, há uma grande perda no teor de fibras. Outro ponto importante é que o aumento no consumo de fibras deve ser acompanhado de maior ingestão de líquidos.

Auxilia no controle da fome

As fibras presentes no milho também ajudam no controle da fome, já que contribuem para manter a saciedade por mais tempo. Com isso, o organismo tende a sentir menos necessidade de consumir alimentos de maneira constante.

Melhora a saúde dos olhos

As chances de desenvolver degeneração macular podem ser diminuídas por meio do consumo do milho graças à sua ação antioxidante, especialmente devido à luteína, zeaxantina e betacarotenos, que protegem a mácula ocular.

A zeaxantina e a luteína fazem parte da região macular da retina dos olhos, sendo importantes na sua integridade e na manutenção da visão. Com isso, o consumo do milho pode auxiliar na redução dos riscos de desenvolver doenças oculares.

Rico em vitaminas e minerais

As vitaminas (A, B e C) e os sais minerais (cálcio, ácido fólico, potássio, magnésio, ferro e zinco) ajudam a diminuir o desenvolvimento de doenças, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

As fibras presentes no milho auxiliam no bom funcionamento do organismo e também ajudam a reduzir os riscos de algumas doenças.

Você sabia que milho não tem glúten?

O glúten combina grupos de proteínas que estão presentes em cereais como o trigo. Ele pode ser prejudicial para celíacos (pessoas intolerantes a glúten) que, ao consumirem alimentos com a substância, têm o trânsito intestinal prejudicado. Porém, esse problema não existe no milho consumido de forma natural.

Vale ressaltar que os celíacos devem observar se os pratos ou os alimentos industrializados à base de milho não levam outros ingredientes que contém glúten. É o caso, por exemplo, dos bolos de milho que levam farinha de trigo em sua composição, pois mesmo que o grão não tenha glúten, a farinha de trigo tem a substância.

Como escolher o milho?

É essencial ter atenção a pontos importantes do milho na hora de comprar o alimento. Confira algumas dicas da PROTESTE.

Avalie as condições de higiene e armazenamento

As condições do local de armazenamento do milho, assim como a higiene do produto, são aspectos fundamentais para reduzir os riscos de infecções ou de comprar o grão estragado. Confira se o local de armazenamento está limpo, seco, arejado e livre de insetos.

Confira a qualidade das espigas

Ao comprar espigas de milho, é bom escolher as opções que apresentam folhas bem verdes e flexíveis, em vez daquelas que já estão secas ou amareladas. Além disso, os fios devem estar em tom marrom-escuro, já que eles indicam que as espigas estão frescas.

Cuidado ao consumir milho

Por mais que o milho possa trazer alguns benefícios para o organismo, é bom tomar cuidado com o preparo, afinal o excesso de outros ingredientes pode prejudicar a saúde e aumentar o risco de doenças.