Anchor Deezer Spotify

Rock in Rio une marcas para um festival mais sustentável

Rock in Rio une marcas para um festival mais sustentável

Objetivo é reciclar cerca de 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os sete dias do festival.

Depois de dois anos de pandemia, com mais de 250 shows e 670 artistas, o Rock in Rio (RiR) volta a acontecer nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. Por ser um evento de grande porte e que produz uma grande quantidade de resíduos, o festival investiu em conscientização do público e logística reversa para tornar o evento mais verde.

Parceria de milhões (de copos)

O evento fechou uma parceria com a Heineken, Braskem, Natura e Coca-Cola para reciclar 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os sete dias do festival. O material recolhido durante o evento na Cidade do Rock será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens de desodorantes corporais perfumados de marcas da Natura.

Para tornar a iniciativa eficaz, o engajamento do público é fundamental. Pensando nisso, neste ano, os esforços das empresas serão redobrados no chamado para que as pessoas se mobilizem em torno do tema e participem ativamente desse movimento como agentes de transformação.

A ação contempla diversas comunicações de conscientização em relação à reciclagem, começando pela comunicação do festival que vem incentivando o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos não apenas nas lixeiras, mas também nos 4 pontos de descarte espalhados pela Cidade do Rock onde a Braskem também estará presente. Os copos da Coca e da Heineken também estampam uma mensagem de incentivo ao público para a realização do descarte correto do material.

Também como incentivo, os materiais plásticos descartados na ação da Braskem poderão ser trocados por pontos que se transformam em brindes e experiências especiais para curtir o evento.

A circularidade na prática
Após a separação correta dos resíduos ou troca de brindes nos pontos de troca, os resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas parceiras contratadas pelo Rock in Rio. As cooperativas separam os copos e formam fardos. A Reutiliza Já acompanha todo o processo e assegura a rastreabilidade. A Braskem compra o material das cooperativas garantindo geração de renda, transporta e converte os copos em resina reciclada. Os fornecedores de embalagem da Natura compram a resina reciclada da Braskem e produzem peças. A Natura compra as peças produzidas com resina reciclada e as transforma em produtos na fábrica de Cajamar, em São Paulo. As consultoras e consultores de Beleza Natura vendem os produtos com embalagem produzida a partir da resina reciclada. Além de gerar renda, a iniciativa reduz o impacto ambiental e estimula o consumo consciente entre os clientes.

Consciência ambiental fora dos eventos sazonais

A Braskem também é uma das idealizadoras do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis. A parceria juntamente com a Dinâmica Ambiental, a especialista em logística reversa do Grupo Fragmaq, conta com o apoio da Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, a iniciativa encaminha para a reciclagem de forma correta e eficiente esses materiais tão amplamente consumidos em ambientes corporativos e eventos.

Os copos descartáveis são recolhidos pelas equipes da Dinâmica Ambiental e encaminhados às recicladoras. Lá, são transformados em resina pós-consumo e ganham novas utilidades, podendo ser aplicados nos segmentos de tampas de cosméticos e produtos de limpeza, utilidades para o lar, na indústria automotiva ou moveleira e na fabricação de eletrodomésticos e bicicletas.

Para fazer parte dessa iniciativa e contribuir com a preservação dos nossos oceanos e meio-ambiente, entre em contato com a Dinâmica Ambiental.