Anchor Deezer Spotify

Rocha estranha em Marte pode ter sido formada pela ação da água

Rocha estranha em Marte pode ter sido formada pela ação da água

O rover Perseverance encontrou mais uma rocha inusitada em Marte. Uma nova foto divulgada pela NASA mostra que a formação tem bordas altas e uma estrutura proeminente em seu centro, chamando a atenção dos cientistas da agência espacial.

Ela foi encontrada enquanto o rover seguia viagem à região Margin Unit, repleta de carbonatos, e recebeu o nome oficial de Middle Mountain (Montanha do Meio, em tradução literal) — mas, se preferir, pode chamá-la pelo apelido de rocha sombrero, escolhido pela NASA devido ao seu formato.

Outra rocha inusitada encontrada pelo rover Perseverance (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/ASU)
Outra rocha inusitada encontrada pelo rover Perseverance (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/ASU)

Ainda não se sabe exatamente o porquê de ela ter este formato, mas os cientistas já levaram algumas hipóteses. Uma delas propõe que a estrutura é resultado do endurecimento da parte externa rochosa, causado por processos químicos meteorológicos, enquanto seu interior se mantém suave.

Outra possibilidade é que a parte externa dela tenha ficado mais rígida por causa da formação de outra camada em sua estrutura. Neste caso, a parte interna da rocha sofre desgaste, deixando para trás estruturas ocas como aquela da foto.

Nas duas situações, os processos de endurecimento estão bastante associados a interações entre a rocha e a água. Assim, oi objeto pode trazer algumas implicações interessantes para a compreensão do clima do passado e a água que já existiu na superfície de Marte.

Esta não é a primeira vez que rochas curiosas são encontradas no Planeta Vermelho. Por exemplo, o Perseverance já encontrou uma com formato que lembrava o de um donut, e que poderia ser um meteorito. Já o rover Curiosity encontrou uma abertura semelhante a uma porta em uma formação rochosa por lá, que nada mais era que uma fratura natural nela.