Anchor Deezer Spotify

Rio terá centro de pesquisas de Columbia sobre mudanças climáticas

Rio terá centro de pesquisas de Columbia sobre mudanças climáticas

Lançamento do Climate Hub será no próximo dia 14, em evento no Museu do Amanhã

Um dos dez centros globais de pesquisas e incentivos acadêmicos da Universidade de Columbia, o Columbia Global Center Rio de Janeiro, vai lançar na próxima terça-feira, 14 de março, o Climate Hub. A entidade é criada para atuar na área climática e de meio ambiente pela universidade nova-iorquina em parceria com a Prefeitura do Rio e outros apoiadores.

O Climate Hub será um centro de referência regional e atua em lugares onde Columbia tem difícil acesso. A ideia é construir um ambiente propício para conhecimento, pesquisa e inovação com potencial para atrair talentos que dificilmente teriam acesso à Universidade nos Estados Unidos. Para isso, além do intercâmbio de conhecimento, oferecerá bolsas de estudo para pesquisadores brasileiros e cientistas para desenvolver projetos no Brasil e também em Nova York.

O evento será no Museu do Amanhã e terá a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; de Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República e ex-ministro das Relações Exteriores; Alex Halliday, reitor da Escola do Clima da Universidade de Columbia; Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio; Dra. Wafaa El-Sadr, vice-presidente executiva da Columbia Global; Daniel Zahili, conselheiro especial para clima e sustentabilidade na Universidade de Columbia e ex-conselheiro chefe de políticas climáticas da prefeitura de Nova York; Eloy Terena, secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas, entre outras autoridades.