Anchor Deezer Spotify

Remédio homeopático pode dar cárie em crianças por ter açúcar?

Remédio homeopático pode dar cárie em crianças por ter açúcar?

Uma leitora nos perguntou se as “bolinhas homeopáticas” representam um risco para os dentes da meninada. Investigamos

Os glóbulos (também conhecidos como “bolinhas” ou “glóbulos de açúcar”) são remédios comuns na homeopatia, e concentram ativos ultradiluídos.

Uma das características mais lembradas em relação a eles é o sabor docinho – e dificilmente a prescrição indica o uso de uma bolinha só. Diante disso, a leitora Inara nos enviou um e-mail com a seguinte dúvida: será que o açúcar presente ali pode prejudicar o dente das crianças, favorecendo cáries, por exemplo?

Segundo a odontopediatra homeopata Marli Cristina Pereira, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas Homeopatas (ABCDH), dá para tomar sem medo.

“Os glóbulos não são feitos de sacarose, um açúcar altamente cariogênico. Na maior parte das vezes, eles são de lactose, o açúcar do leite”, explica.

Além disso, ela conta que os glóbulos devem ser dissolvidos na língua, e não mastigados. “Dessa maneira, são absorvidos mais rapidamente e não deixam retenção nos sulcos do dentes”, conta.

Mas a dentista alerta: mesmo assim, a higienização da boca é essencial. “No mínimo 30 minutos após a ingestão do glóbulo, deve-se realizar a escovação. Esse intervalo é necessário para que a pasta de dente não altere a ação do remédio”, afirma Marli.

Independente do tipo de açúcar presente no remédio, para a odontopediatra Sylvia Lavinia, membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), usar as bolinhas antes de dormir e não escovar os dentes é uma atitude que contribui com as cáries.

“O ideal é sempre higienizá-los depois. Agora, se a criança precisar tomar um xarope no meio da noite, é indicado, no mínimo, dar um copo de água para ela na sequência. O importante é evitar que fique muito açúcar na boca”, defende.

Inclusive, na visão dela, os medicamentos líquidos são uma boa alternativa. “Quando os remédios homeopáticos precisam ser tomados de hora em hora, normalmente a gente pede para que a formulação seja líquida. É que a água ajuda o açúcar a não impregnar tanto nos dentes”, justifica.