Reciclagem de sabonete: 3 receitas

Reciclagem de sabonete: 3 receitas

Sabe aqueles pedaços de sabonete que sobram no banheiro? É possível dar reutilizar este material, evitando que vá para o lixo e beneficiando milhares de pessoas que podem estar precisando de higiene nesse momento. Acompanhe três técnicas passo a passo para reciclagem de sabonete.

Reciclar sabonetes pode ser uma ajuda inesperada para combater a crise do coronavírus

Em primeiro lugar: use o que for possível do sabonete. É econômico e ajuda a natureza. Mas se quiser reciclar, veja como fazer.

Qual a importância da reciclagem de sabonete?

75% das doenças nas casas podem ser evitadas através da adoção de boas práticas de higiene. A lavagem das mãos com sabão é um dos meios mais eficazes e econômicos de prevenir as infecções que matam milhões de crianças na África a cada ano, e, portanto, uma ferramenta importante para combater doenças no continente.

Infelizmente, uma boa lavagem das mãos não é comumente praticada. Nem na parte mais pobre da África, nem no centrão de São Paulo!

Embora as pessoas lavem as mãos com água, muito poucas o fazem com sabão nos momentos considerados críticos, como depois de usar o banheiro, de limpar uma criança e antes de manusear alimentos. No entanto, lavar as mãos apenas com água não é suficiente para se livrar dos germes. Sabão é importante.

Que tal agitar as redes sociais em um movimento do bem que recolha restos de sabonete, recicle e os destine a comunidades carentes? O Arte Reciclada te dá o passo a passo abaixo.

Reciclagem de sabonete: 3 receitas

Simples – para decoração
– Restos de sabonete
– Forma de PVC ou silicone
– Panela esmaltada
Junte os pequenos pedaços de sabão ou sabonete que já não utiliza. Triture-os e coloque-os em banho-maria, com algumas colheres de água. Assim que o sabão dissolver por completo, coloque-o rapidamente num molde.
Espere umas 2 horas para esfriar e desenformar.

Elaborado – para reuso
– 500 gr de sobras de sabonete
– 30 ml de essência de sua preferência
– 15 ml de extrato glicólico
– 25 ml de lauril líquido
– Forma de PVC ou silicone
– Panela esmaltada
Pique as sobras de sabonetes na panela esmaltada e leve ao fogo baixo para derreter até ficar em estado líquido. Desligue o fogo e passe em uma peneirinha para tirar as bolinhas e resíduos. Adicione a essência, o extrato, o lauril e misture. Despeje na forma e espere umas 2 horas para esfriar e desenformar.

Sabonete líquido
1. Junte restos de sabonete em barra até ter o volume de um sabonete novo.

2. Corte os sabonetes em pedaços. Você também pode usar um ralador de queijo ou um descascador de batatas.

3. Aqueça os pedaços de sabão em uma panela com aproximadamente 8 a 9 xícaras de água até derreter.

4. Adicione 1 colher de sopa de glicerina vegetal, para ajudar a hidratar a pele (opcional).

5. Retire o sabão derretido do fogo e deixe descansar de um dia para o outro.

6. Use um batedor ou algum tipo de misturador, depois que o sabão engrossar durante a noite. Se estiver muito grosso ou muito fino, você poderá fazer ajustes e repetir as etapas anteriores, conforme necessário.

7. Coloque o sabonete líquido em recipientes, reaproveitando embalagens

As receitas foram retiradas de alguns sites, como o Clark