Anchor Deezer Spotify

Ralos entupidos: 10 remédios e truques para desentupir chuveiro e pias

Ralos entupidos: 10 remédios e truques para desentupir chuveiro e pias

A remoção de um ralo entupido pode se tornar um verdadeiro pesadelo e muitas vezes pode parecer que a única solução é usar alvejante ou produtos específicos caros para desentupir chuveiros e pias ou, pior ainda, chamar um encanador. Mas antes de chegarmos a essas suposições extremas, vale a pena tentar algumas maneiras e truques mais baratos, mas eficazes, para os quais você nem precisará sair de casa.

Os ralos entupidos são na maioria das vezes causados ​​pelo acúmulo de alimentos, gorduras e cabelos sedimentados ao longo do tempo ao longo dos canos dificultando a passagem da água. Em particular, a gordura pode ser um pesadelo para se livrar, mas felizmente esses remédios simples podem nos ajudar.

Os detergentes naturais que lhe indicamos, de fato, serão substitutos eficazes para as soluções que normalmente são usadas para jorrar ralos domésticos, como água sanitária ou produtos especialmente projetados que estão à venda em qualquer supermercado, mas que infelizmente na maioria das vezes pode ser poluente.

Aqui estão algumas maneiras alternativas de jorrar ralos e pias que realmente funcionam e que você pode recorrer na próxima vez que o problema surgir. Com alguma sorte, você evitará chamar o encanador, limpará o engarrafamento rapidamente e economizará dinheiro.

Sal e bicarbonato de sódio

Este é um dos remédios mais simples para recorrer no caso de um ralo doméstico entupido. Para corrigir isso, despeje sobre o ralo:

  • 4 colheres de sal grosso e
  • 4 colheres de bicarbonato de sódio
  • seguido por uma panela de água fervente ou muito quente.

Água quente e pias

Se você não tiver nenhum ingrediente em casa que possa ajudá-lo a drenar, não esqueça seu antigo desentupidor . É um dos meios mais utilizados também pelos canalizadores para resolver engarrafamentos menos problemáticos. Insista aplicando pressão com o desentupidor da pia e tente despejar aos poucos a água bem quente, para afastar o engarrafamento.

Para poder desbloquear o engarrafamento em um ralo de pia, pode ser útil usar uma vara de metal (os encanadores usam, por exemplo, espirais de metal). Tente algum fio ou uma agulha de tricô .

Sabão para louça

Este é um remédio particularmente bom para drenar a pia da cozinha . De fato, os canos podem facilmente entupir devido a resíduos de alimentos, graxa e sujeira da lavagem da louça. O detergente pode, portanto, ser útil para desbloquear a situação. Ao usar um detergente ecológico, você limitará a poluição. Despeje meio copo no ralo e deixe descansar o máximo possível para que o engarrafamento possa se mover ou se dissolver. Em seguida, tente despejar água quente aos poucos para facilitar a operação.

Shampoo e gel de banho

Se, por outro lado, o problema dos ralos entupidos diz respeito aos banheiros, tente usar o que tiver mais à mão , nomeadamente o champô e o gel de banho. Se você estiver fora de casa o dia todo, ou se o problema ocorrer durante a noite, tente despejar meio copo de xampu ou sabonete líquido no ralo e deixá-lo descansar o máximo possível. Ao retornar, complete despejando água fervente para verificar a eficácia do remédio. No caso de alguns entupimentos, a melhor solução é esperar, o que pode ser curto.

Refrigerantes

As bebidas gaseificadas certamente não são saudáveis, mas podem ser úteis para jorrar ralos domésticos , especialmente no caso do banheiro, na ausência de outros remédios e se você não tiver tempo para esperar muito. Os refrigerantes mais comuns são tão poderosos que podem limpar até os ralos mais entupidos dos engarrafamentos mais difíceis em minutos. Experimente por si mesmo, despejando-o no ralo em caso de emergência.

Soda de lavanderia (carbonato de sódio)

Para limpar os ralos, mas também para evitar engarrafamentos, você pode usar refrigerante de lavanderia (mais conhecido como Soda Solvay). Não é soda cáustica (hidróxido de sódio) mas sim um produto em pó ecológico para limpeza da casa (carbonato de sódio), facilmente disponível nas prateleiras do supermercado junto aos detergentes para a máquina de lavar. Despeje pelo menos 4 colheres de sopa – dependendo do engarrafamento – no ralo e em seguida despeje um litro de água fervente.

Bicarbonato de sódio e vinagre

O bicarbonato e o vinagre, quando combinados, criam uma reação química que pode facilitar a liberação de engarrafamentos nas tubulações: o ácido acético, de fato, reage com o bicarbonato básico , liberando dióxido de carbono, gás que produz efervescência capaz de remover entupimentos de comida, cabelo e sabonete. Se o problema for difícil de resolver nas primeiras tentativas, despeje um copo inteiro de bicarbonato de sódio e pelo menos meio litro de vinagre pelo ralo sem problemas. Acompanhe tudo com um litro de água quente e espere. Se o problema não se resolver imediatamente, tente novamente depois de um tempo, talvez até ajudando você com meios mecânicos.

Ácido cítrico e bicarbonato

Com ácido cítrico e bicarbonato obterá uma reação muito semelhante à do vinagre e bicarbonato descrita acima no que diz respeito ao efeito de desbloqueio dos engarrafamentos, mas o ácido cítrico tem a vantagem de ser menos poluente do que o vinagre uma vez disperso. entre os dois, recomendamos isso e usar vinagre apenas se você não tiver ácido crítico disponível em casa. O procedimento é muito semelhante:

  • Despeje meio copo de ácido cítrico nos ralos , seguido de meio copo de bicarbonato e um litro de água quente. Espere pacientemente para que o remédio funcione.

Água quente, sal e vinagre

Se não tem ácido cítrico em casa, aqui está outra solução que inclui ingredientes que estão sempre presentes na cozinha. Você vai precisar de 500 mililitros de vinagre de vinho branco , 1 litro de água e 5 colheres de sal grosso:

  • Aqueça o vinagre em uma panela e a água em uma panela separada.
  • Despeje o sal grosso na água e misture.
  • Em seguida, cuide dos ralos usando primeiro o vinagre e depois a água fervente com sal e espere.

Hidróxido de sódio

Use soda cáustica (hidróxido de sódio, a mesma soda que você usa para fazer sabão em casa) apenas se o problema for muito grave e se os remédios anteriores não funcionaram, ou se for o único ingrediente útil que você tem ao seu alcance. de mão, fora dos produtos clássicos para escapamentos. Não se esqueça das precauções : use luvas, nunca toque no refrigerante com as mãos, se puder proteger os olhos com máscara ou óculos. Despeje duas colheres de refrigerante ao longo dos canos de drenagem, siga com água fervente, afaste-se e deixe agir.

Graduada em mídia, comunicação digital e jornalismo pela Universidade La Sapienza, ela colaborou com Le guide di Repubblica e com alguns jornais sicilianos. Para a revista Sicilia e Donna, ela tratou principalmente de cultura e entrevistas. Sempre apaixonada pelo mundo do bem-estar e da bio, desde 2020 escreve para a GreenMe.