Quantos oceanos existem no mundo?

Quantos oceanos existem no mundo?

Há cinco bacias oceânicas no mundo: Ártico, Atlântico, Índico, Pacífico e Antártico. Entretanto, existe somente um Oceano Global, que cobre 71% da superfície do planeta Terra.

O oceano continua sendo um dos lugares mais inexplorados da Terra. Aproximadamente, 80% do oceano não foi mapeado ou explorado. Reprodução/Pixabay

© Reprodução/PixabayO oceano continua sendo um dos lugares mais inexplorados da Terra. Aproximadamente, 80% do oceano não foi mapeado ou explorado. Reprodução/Pixabay

O oceano ainda é o lugar mais inexplorado do planeta, sendo que 80% do oceano não foi mapeado ou explorado. Mesmo havendo um oceano global, segundo a NOAA, este oceano foi dividido em regiões geográficas distintas nomeadas por países e oceanógrafos.

Logo, a maioria das nações reconhece cinco bacias oceânicas, ou seja, Ártico, Atlântico, Indiano, Pacífico e Antártico. O oceano possui uma infinidade de organismos marinhos, desde a baleia-azul aos menores micróbios. Veja um pouco sobre cada bacia oceânica a seguir:

1. Oceano Ártico

O Oceano Ártico é o mais raso e menor de todos os oceanos do planeta, mais de cinco vezes menor que os oceanos Atlântico e Índico. Sua área de superfície é de cerca de 13.986.000 quilômetros quadrados e fica principalmente no Círculo Ártico.

Ele faz fronteira com os continentes norte-americano e eurasiano. Na maior parte do tempo ao longo do ano, o Oceano Ártico é coberto por espessas montanhas de gelo e ainda permanece intransitável durante o verão.

O oceano está situado no Hemisfério Norte e é comumente visto como a parte mais ao norte de todo o Oceano Mundial. Uma vez que a cobertura de gelo congela e derrete ocasionalmente, as temperaturas da superfície e a salinidade variam amplamente.

2. Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico é definido como o segundo maior oceano do planeta, com uma área de cerca de 106.400.000 quilômetros quadrados. Ele é cercado pela Europa e África no leste e pela América no oeste. O Oceano Atlântico é composto pelo Mar Báltico, Mar do Caribe, Mar Mediterrâneo e Golfo do México.

Ele era altamente conhecido como um mar de viagem até o Século XV, assim, tendo uma marca histórica para colonização e comércio de especiarias. Além disso, ele também se espalha para o Oceano Antártico no sul e o Oceano Ártico no norte.

O Oceano Atlântico é dividido pelo Equador no Atlântico Norte e Sul. A área adjacente ao norte do equador, entre a América do Sul e a África, é denominada como Atlântico Central. A água nesta área é completamente diferente das águas da parte norte, que fica entre a América do Norte e a Europa.

O oceano abriga muitas espécies aquáticas, incluindo o cachalote, que é registrado como a maior criatura dentada viva. O Oceano Atlântico também é o mais salgado de todos os oceanos e essa salinidade é principalmente contribuída pelo processo de precipitação, evaporação, derretimento do gelo marinho e escoamento do rio.

3. Oceano Índico

O Oceano Índico é o terceiro maior oceano do planeta. Cobre uma extensão de cerca de 73.556.000 quilômetros quadrados. Assim como o Oceano Atlântico, o Oceano Índico era altamente conhecido como um mar de viagem até o século XV que lhe deu uma marca histórica para colonização e comércio de especiarias. Por essa razão, o Oceano Índico tem um grande registro de todos os tipos de humanidade, durante toda a história mundial.

Ele é cercado pela costa leste da África, que constitui as costas do Oriente Médio e da Índia no norte. Austrália e Sudeste Asiático separam o Oceano Índico do Oceano Pacífico. Além disso, o Oceano Índico tem abundantes espécies exóticas de animais e plantas.

O oceano também representa cerca de 20% de toda a água na superfície da Terra e é uma grande rota marítima que liga o Oriente Médio, África e Leste da Ásia com a Europa e a América. Até 40% de toda a produção de petróleo offshore é do Oceano Índico. As areias das praias também são exploradas pela maioria dos países que fazem fronteira com o Oceano Índico, especialmente porque são ricas em metais pesados. Quando você pensar quantos oceanos existem, lembre-se de o Índico sozinho cobre 20% da superfície do planeta.

4. Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é o maior de todos os oceanos. Sua localização é entre as costas leste da África e Ásia e as costas ocidentais da massa terrestre americana. Também é delimitada pelo Oceano Antártico no sul e pelo Oceano Ártico no norte.

Ele se estende por cerca de 162.200.000 quilômetros quadrados e também tem a costa mais longa que totaliza aproximadamente 135.663 quilômetros. De todas as águas oceânicas, o Pacífico constitui cerca de 46% e cobre mais de um terço da área total da superfície.

Devido a isso, é maior do que a área de massa terrestre na superfície da Terra combinada. O Equador passa no meio do Oceano Pacífico que se divide no Oceano Pacífico Sul e no Oceano Pacífico Norte. O Oceano Pacífico tem ocorrências muito limitadas de correntes ou movimentos oceânicos prejudiciais, o que o torna um oceano bastante calmo.

5. Oceano Antártico

O Oceano Antártico é o quarto maior do planeta e cobre apenas uma área de cerca de 20.327.000 quilômetros quadrados. É amplamente conhecido como o “Oceano Sul” desde que está situado ao lado do Polo Sul. Um aspecto importante do Oceano Antártico é que tem uma tremenda influência nos padrões climáticos do planeta. Ele também se junta às águas do Oceano Índico, Oceano Pacífico e Oceano Atlântico com uma corrente contínua de páscoa.

Na zona oceânica, as águas mais quentes do subantártico se misturam com as águas frias para o norte na Antártida. Inúmeros tipos de animais marinhos vivem e dependem do fitoplâncton no Oceano Antártico, tornando-o um oceano rico em diversas espécies marinhas. Além disso, o ele é um depósito de recursos naturais, incluindo minerais valiosos e campos maciços de petróleo e gás.

Perguntas frequentes sobre quantos oceanos existem

Qual o tamanho do oceano?

O oceano cobre cerca de 71% da superfície da Terra.

Quanta água existe no oceano?

Segundo as estimativas, 97% da água em nosso planeta é encontrada no oceano.

Conhecemos quanto do oceano?

O oceano continua sendo um dos lugares mais inexplorados da Terra. Aproximadamente, 80% do oceano não foi mapeado ou explorado.