Anchor Deezer Spotify

Qual a maior sensação térmica já registrada no Brasil?

Qual a maior sensação térmica já registrada no Brasil?

Sensação térmica é mais útil para detectar o incômodo que o calor causa no corpo do que as temperaturas absolutas. Veja quais são os maiores marcos em cidades brasileiras

A sensação térmica é a percepção do calor ou do frio pelo corpo humano. No que diz respeito ao nosso conforto, ela é uma medida mais precisa do que a temperatura absoluta para indicar o quão incômodo está o tempo. Isso porque leva em conta outros fatores, como umidade e vento.

A alta umidade, por exemplo, dificulta a evaporação da transpiração do corpo. Isso faz com que a pessoa sinta mais calor, mesmo que a temperatura do ar não seja tão alta, o que resulta em uma sensação térmica mais quente. Já o vento aumenta bastante a sensação de frio quando a temperatura está baixa, pois acelera a perda de calor do corpo.

Em termos de temperaturas absolutas, a maior já registrada no Brasil, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi de 44,8°C, em Araçuaí, em Minas Gerais, no dia 19 de novembro de 2023.

Já segundo a empresa privada MetSul Meteorologia, o recorde pertence à cidade de Nova Maringá, no Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, também com 44,8°C.

Em seu site, o Inmet não fornece listagens de registros de sensações térmicas, apenas de temperaturas absolutas. Por isso, os recordes de sensação térmica são registrados pelos veículos de imprensa, com base em informações oficiais: no dia 17 de março de 2024, às 9h55, o Rio de Janeiro atingiu 62,3ºC de sensação térmica na estação de Guaratiba. Foi o recorde da cidade e, possivelmente, de todo o Brasil.