Quais são os animais mais inteligentes do mundo? Inseto está na lista
Espécies possuem sentimentos, memória, emoções e até mesmo a capacidade de resolver problemas, aponta levantamento da National Geographic
O reino animal é composto por criaturas que impressionam muitos com seu comportamento, modo de vida, habilidades e capacidade de adaptação, entre outros aspectos. Embora muitas perguntas surjam sobre elas e a ciência tente encontrar respostas, não é tão simples.
Uma das perguntas mais frequentes diz respeito à inteligência que as espécies possuem, abrangendo sentimentos, memória, emoções, resolução de problemas, comunicação e muito mais.
Segundo a National Geographic, os corvos são considerados os animais mais inteligentes do mundo, superando até mesmo algumas crianças e primatas. Tanto que, de acordo com algumas pesquisas, essas aves têm fabricado e utilizado ferramentas e resolvido quebra-cabeças nos últimos anos.
No entanto, não são restritos às aves. Existem diversas espécies que também nos surpreendem com as habilidades que possuem. Segundo a revista ‘National Geographic’, estes são alguns dos animais mais inteligentes do mundo.
Formiga
Esses insetos são surpreendentemente inteligentes devido à sua grande massa cerebral, pois ensinam e aprendem os caminhos que devem percorrer para encontrar alimento. Além disso, realizam tarefas individualmente, contribuindo assim para a sobrevivência do grupo.
Golfinhos
Esses animais possuem os maiores cérebros do reino animal, o que lhes permite aprender mais rápido e imitar o comportamento humano. Além disso, transmitem conhecimento uns aos outros e desenvolvem uma linguagem complexa, exclusiva de sua espécie. Também são capazes de resolver problemas.
“Os golfinhos aprendem rapidamente e conseguem imitar o comportamento humano, resolver problemas, ensinar outros e demonstrar autoconsciência”, explicou o programa Science Focus da BBC.
Chimpanzés
Segundo a National Geographic, os chimpanzés são animais capazes de usar centenas de símbolos para se comunicar. Além disso, compartilham 98% do seu DNA com os humanos, o que os torna uma das espécies mais inteligentes do planeta.
Elefantes
Sua grande capacidade de memorização e memória também os torna uma das criaturas mais inteligentes, pois são capazes de criar interações, especialmente complexas, entre si e de ter empatia com o grupo, muito mais do que os seres humanos.
— Em termos absolutos, os elefantes têm cérebros maiores que os humanos. Isso significa que eles são mais inteligentes que os humanos? Não necessariamente, se o que mais importa é o tamanho relativo do cérebro. O cérebro humano contém mais neurônios no pálio, tornando-o proporcionalmente maior em relação ao nosso tamanho do que o dos elefantes — disse Louis Lefebvre, psicólogo da Universidade McGill, em Montreal, Canadá.
Cachorro
Os cães desenvolveram uma inteligência social excepcional; eles são capazes de interpretar gestos e reconhecer palavras. Ao longo dos anos, aprenderam diferentes expressões faciais, como usar as orelhas, os olhos e o focinho para comunicar alegria, ansiedade e outras emoções.
Os caninos podem formar laços emocionais muito profundos, o que os torna não apenas uma das espécies mais amadas, mas também uma das mais inteligentes.
Rato
Esses animais não podem ser considerados inteligentes apenas por instinto, pois estão entre os mais estudados pela ciência. Diversos estudos demonstraram que eles conseguem resolver labirintos, memorizar rotas complexas e adaptar suas estratégias quando as condições mudam.
Além de suas habilidades cognitivas, essas espécies conseguem reconhecer outros indivíduos, cooperar e demonstrar empatia, como libertar um companheiro preso, mesmo sem obter nada em troca.
