Anchor Deezer Spotify

Projeto em prol das abelhas é um dos mais influentes na América Latina

Projeto em prol das abelhas é um dos mais influentes na América Latina

Referência: “Poliniza Paraná” espalha colmeias de abelhas sem ferrão para preservar biodiversidade

Por meio da distribuição de colmeias em parques urbanos, uma iniciativa visa reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, ajudando a preservar a biodiversidade e os benefícios dos serviços ecossistêmicos prestados pelos insetos. Trata-se do “Jardins de Mel”, projeto que nasceu em Curitiba e entrou nas ações do governo do estado, sendo batizado de Poliniza Paraná, após um pedido de estudantes da rede pública. A ação acaba de ser selecionada como uma das 20 mais influentes na América Latina 2024.

Exemplo de um projeto que representa iniciativas transformadoras que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), “Jardins de Mel” foi escolhido pela instituição de gestão de projetos, Project Management Institute (PMI).

abelhas Paraná
Foto: Denis Ferreira Netto | SEDEST

“Para identificar os Projetos Mais Influentes, a PMI pesquisou centenas de projetos e reuniu indicações de especialistas, membros e partes interessadas de todo o mundo. Os homenageados foram rigorosamente avaliados”, destaca Carolina Latorre, Head of Community do PMI na América Latina. “Este projeto vencedor no Brasil é um exemplo de como o gestor de projetos tem um papel fundamental na sociedade, no bom uso dos recursos e no bem-estar e cuidado com as pessoas e o meio ambiente”, completa.

Segundo Rafael Andreguetto, diretor de Políticas Ambientais da Sedest, o reconhecimento do projeto Poliniza Paraná como um dos mais influentes é a confirmação de que eles estão no caminho certo e desenvolvendo projetos de maneira estruturada, com muito planejamento, gestão e ambição executável.

abelhas Paraná
Foto: Denis Ferreira Netto | SEDEST

“Criamos um padrão, estamos desenvolvendo ações e acompanhando os processos e indicadores. Já fizemos ajustes, e continuamos expandindo, pois entendemos que o sucesso de boas ideias depende de uma boa gestão de projetos”, diz Andreguetto.

Como nasceu o projeto

Implantar projetos não é tarefa fácil. Para garantir que tudo ocorra de acordo com o planejado e os objetivos sejam alcançados, existe gestão, uma série de processos e estratégias que facilitam e agilizam a execução de um projeto.

Mesmo sem entender como a profissão de gestor de projetos funcionava, em 2019, alunos do 3º ano da Escola Municipal Castro Alves, do município de São João, no Paraná, criaram um projeto educacional para cuidar das abelhas. Entre 300 espécies nativas de abelhas sem ferrão encontradas no Brasil, cerca de 100 estão em risco de extinção devido ao desmatamento, poluição e mudanças climáticas.

abelhas Paraná
Foto: Denis Ferreira Netto | SEDEST

Preocupados com esta realidade, os estudantes escreveram uma carta à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná (Sedest) para compartilhar o projeto “Um doce que vem do campo”, que fizeram na escola, e buscar apoio para cuidar das abelhas. Elas são responsáveis pela polinização de aproximadamente 90% das espécies de plantas da Mata Atlântica, o principal bioma do estado do Paraná e uma das 200 eco-regiões de importância global.

Diante de tantas mensagens que a equipe da Secretaria recebe, esta carta dos alunos poderia ter passado despercebida, mas a Sedest resolveu conhecer o projeto realizado pela Prefeitura de Curitiba, os “Jardins de Mel”, e percebeu a possibilidade de expandir o trabalho para todo o estado e atender ao pedido dos alunos.

abelhas polinização
Foto: Gilson Abreu

Em janeiro de 2022, o Projeto Poliniza Paraná foi lançado com o objetivo de instalar colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversas cidades do estado para reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, pois muitos se encontram ameaçados de extinção, além de despertar na sociedade a consciência ecossistêmica e a compreensão do funcionamento harmonioso da natureza.

abelhas polinização
 

O projeto Poliniza Paraná, já implementou os “Jardins de Mel” em parques urbanos de mais de 20 municípios. Em 2023, o projeto cresceu e dez Unidades de Conservação também ganharam os meliponários – como são chamadas as colmeias de abelhas sem ferrão.

Premiação

A homenagem aos Projetos Mais Influentes foi criada em 2019 em comemoração ao aniversário de 50 anos de Project Management Institute. A ideia era identificar os 50 projetos mais influentes dos últimos 50 anos. Com o sucesso da iniciativa, a cada ano PMI reconhece iniciativas que têm impacto positivo no mundo.

abelhas Paraná
Foto: Denis Ferreira Netto | SEDEST