Projeto da UFPB retira lixo do mar e transforma em produtos sustentáveis

Entre os produtos feitos a partir dos materiais recicláveis coletados pelo projeto, estão brinquedos infantis, tijolos ecológicos e até comedouros para pets.
Um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retira lixo do mar e utiliza para a promoção de campanhas sobre conscientização ambiental e comercialização de produtos recicláveis, em João Pessoa. Canudos, tampinhas de garrafa, chupetas e escovas de dente estão entre parte dos materiais recolhidos.
A iniciativa, intitulada de “Mares sem Plástico”, é responsável por realizar um trabalho educativo de conscientização sobre descarte correto de resíduos em associações de moradores, comunidades, aldeias indígenas e em escolas públicas e privadas. De acordo com Cláudia Cunha, professora que faz parte da coordenação do projeto, conscientizar é a primeira parte do trabalho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/r/A/ZJy3mPRzKTdOUSzHcMkQ/lixo-na-praia.jpg)
Lixo encontrado nas praias são reutilizados na produção de novos produtos, em João Pessoa — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
“É necessário realmente trabalhar com a cultura oceânica, que é mostrar para a sociedade a importância do oceano em nossas vidas, como também o descarte correto do resíduo sólido, em especial, o plástico”, afirmou a professora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/7/0aFsuXS1KJv0YemV0FGQ/garrafas-plasticas.jpg)
Garrafas plásticas recolhidas da praia durante projeto possuem rótulos de outros países — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Entre os objetos recolhidos, também estão garrafas plásticas com rótulos de origem estrangeira, de países como Japão, Alemanha, Espanha e outros, que acabam sendo trazidos pelo oceano até as praias da capital paraibana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/n/92oOoNTfemtllUUnwxQg/objetos-retirados-do-mar.jpg)
Objetos recicláveis retirados do mar pelo projeto de extensão da UFPB, em João Pessoa — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Produtos feitos a partir dos materiais recicláveis
Entre as propostas de reciclagem do projeto de extensão da UFPB, estão recolher filtros de cigarro das praias e investir em pesquisas que os transformam em tijolos ecológicos e papel reciclável.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/x/uUk4fATRWLUyv2cFTUBg/cigarro-transformado-em-tijolos.jpg)
Filtros de cigarro são usados para produção de tijolos ecológicos e papel reciclável, na UFPB — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Além dos filtros de cigarro, outro material usado no desenvolvimento de novos produtos são as tampinhas de garrafas plásticas. Elas são trituradas e transformadas em placas de plástico, que são utilizadas na produção de brinquedos para crianças e até comedouros para pets.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/F/m83bR2Qqe0CadA1htfjA/comedouros-pra-pet.jpg)
Brinquedos infantis e comedouros para pets feitos com tampinhas de garrafas plásticas, em João Pessoa — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
De acordo com a estudante Carla Gomes, participante do projeto, o maior objetivo que almeja alcançar é trazer para a comunidade alternativas para o uso do plástico convencional, de modo a não agredir o meio ambiente marinho.
“O meu grande sonho é esse. Trazer alternativas para o uso do plástico convencional, que tem feito tanto mal aos nossos ecossistemas, principalmente aos ecossistemas aquáticos. Acredito que a pesquisa, a universidade e o Mares sem Plátisco estão aqui para isso”, disse a estudante.