Projeto cria moradias ecológicas para famílias de baixa renda em Uganda

Projeto cria moradias ecológicas para famílias de baixa renda em Uganda

A casa Kampala será construída em tijolo de terra local crua, terá captação e armazenamento de água da chuva e produção de energia solar.

O escritório de arquitetura Marc Thorpe Design desenvolveu um projeto sustentável e ecologicamente responsável para um conjunto de residências em Uganda, país localizado no Leste da África. O projeto da casa Kampala visa fornecer moradia para famílias de baixa e média renda, aliviando a pressão no mercado imobiliário e no povo de Uganda.

De acordo com o Departamento de Estatísticas de Uganda, o país enfrenta um déficit de 2,1 milhões de unidades habitacionais. Infelizmente, esse número vem aumentando a uma taxa de 200.000 unidades por ano. A previsão é que, até 2030, o déficit em Uganda deva chegar a três milhões de unidades habitacionais.

Projeto: Marc Thorpe Design

Segundo o escritório, “a oferta de habitação é extremamente baixa e geralmente de má qualidade”. Para melhorar esse cenário, os arquitetos se aliaram ao Stage Six, empresa que usa o modelo de franquia para escalar projetos sociais de forma rápida, ampla e sustentável, e também à Échale International, empresa social que oferece soluções habitacionais para o desenvolvimento integral de comunidades.

Casa Kampala – projeto ecológico

A casa foi construída usando o EcoBlock, um tijolo de terra crua comprimida desenvolvido pela Echale International. O EcoBlock é produzido com 90% de solo local e 10% de uma mistura de cimento, cal, areia e água. É um isolante térmico e acústico, ecologicamente sustentável, mais resistente que o bloco de cimento e com 30% menos emissões de CO2.

Projeto: Marc Thorpe Design

A casa é a primeira de uma série de residências de vários tamanhos a serem construídas por meio de parcerias feitas no continente africano. A casa de Kampala é composta por três quartos, dois banheiros, sala de estar, jantar e cozinha. Conectado à cozinha está um fogão a lenha externo para cozinhar ao ar livre, item comumente encontrado em Uganda. Um grande terraço envolve a frente e a lateral da casa, criando espaços sombreados para atividades ao ar livre.

Projeto: Marc Thorpe Design

Sobre a casa há um grande telhado ondulado de aço e madeira projetado para suportar painéis solares, coletar água da chuva e armazenar em uma torre de água adjacente. O conceito de uma torre de água para cada casa é fornecer uma rede comunitária de abastecimento de água capaz de acessar e compartilhar em caso de seca.

“NÓS ACREDITAMOS NUMA ARQUITETURA DE RESPONSABILIDADE”

– Marc Thorpe

Projeto: Marc Thorpe Design

“O objetivo da casa é criar uma residência ambientalmente responsável que responda ao contexto e ambiente circundante, proporcionando uma oportunidade socioeconômica para a propriedade da casa e para a administração da comunidade”, diz o arquiteto fundador do escritório que leva o seu nome, Marc Thorpe.

As primeiras residências serão construídas pela Échale International em Uganda ainda em 2022, afirma o escritório.

Projeto: Marc Thorpe Design