Anchor Deezer Spotify

Projeto brasileiro de reciclagem recebe homenagem na COP29

Projeto brasileiro de reciclagem recebe homenagem na COP29

Green Mining será homenageada pelo Pacto Global da ONU na categoria Gestão de Resíduos com o projeto Estação Preço de Fábrica durante a COP29

O Brasil tem muitos motivos para se orgulhar de suas iniciativas em sustentabilidade e inovação social. O projeto Estação Preço de Fábrica é um exemplo. Com foco em modelos de negócio que tornam a reciclagem mais justa e inclusiva, o projeto, desenvolvido pela startup brasileira Green Mining, receberá um reconhecimento especial do Pacto Global da ONU durante a COP29, no Azerbaijão.

A homenagem destaca a startup na categoria de Gestão de Resíduos e reforça a posição do Brasil como um país comprometido com soluções ambientais e inclusão social. “Esse tipo de reconhecimento não apenas incentiva boas práticas, como promove a disseminação de conhecimento, inspira a ação e conecta empresas que têm o objetivo comum de proteger o meio ambiente. A Estação Preço de Fábrica é um exemplo de como inovação e impacto social podem caminhar juntos”, ressalta Mônica Gregori, COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global.

Criada em 2021, a Estação Preço de Fábrica já opera nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, transformando a cadeia de reciclagem ao remunerar de forma justa catadores e cidadãos que vendem embalagens pós-consumo. Com a presença de Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, na cerimônia em Baku, a startup será reconhecida por seu pioneirismo e pela contribuição para a economia circular, em uma das conferências climáticas mais importantes do mundo.

reciclagem estação preço de fábrica
Foto: Green Mining

“Estar ao lado de tantas iniciativas inspiradoras na COP29 é uma grande honra e, para nós, representa o poder transformador da inovação brasileira e o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social. A parceria com a UpLink, plataforma de inovação do Fórum Econômico Mundial, foi fundamental para que nosso projeto ganhasse visibilidade e resultasse em conexões estratégicas, como a que fizemos com a Indorama para criar uma unidade em Juiz de Fora. Esse reconhecimento do Pacto Global valida nossa visão de uma cadeia de resíduos justa e sustentável”, comenta Rodrigo Oliveira.

A Green Mining foi avaliada como parte da estratégia Ambição 2030, que exige de suas participantes compromissos públicos e mensuráveis com a sustentabilidade. As práticas vencedoras na COP29 foram escolhidas em categorias de alto impacto, incluindo Resiliência Hídrica, Saneamento Básico, Descarbonização e Economia Circular, em reconhecimento a empresas comprometidas com ações climáticas de vanguarda.

reciclagem estação preço de fábrica
Foto: Green Mining

“Receber essa homenagem na COP29 mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a expandir ainda mais nosso impacto ambiental e social. É uma honra levar uma solução brasileira para o cenário internacional e mostrar que o Brasil está na linha de frente da economia circular”, concluiu Oliveira, agradecendo a equipe da Green Mining e os parceiros como Grupo Boticário, Ibema, Grupo Pão de Açúcar, Indorama, Massfix, entre outros que ajudaram a tornar esse sonho realidade.

Pacto Global das Nações Unidas

O Pacto Global das Nações Unidas, lançado em 2000 como iniciativa do Secretário-Geral da ONU, convoca empresas em todo o mundo a alinhar suas operações com dez princípios essenciais, abrangendo direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com mais de 20 mil participantes em 77 países, o Pacto é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa global, operando por meio de cinco hubs regionais e 14 gerentes para apoiar práticas responsáveis. Na COP29, o reconhecimento concedido pelo Pacto reforça o papel fundamental de empresas inovadoras na luta contra a crise climática.

Green Mining

contêiner recicláveis pix
Estação que troca recicláveis por dinheiro, um dos projetos da Green Mining. Foto: Divulgação

A Green Mining é uma startup pioneira em logística reversa inteligente e uma das selecionadas, em todo o mundo, pela cervejaria Ambev por meio do programa 100+ Accelerator. Desde 2018, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 9,4 milhões de quilos de embalagens pós-consumo e evitou a emissão de 11 milhões de quilos de CO₂. Integrante do grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, participou da COP26 e do World Economic Forum 2023, em Davos, apresentando seus projetos e soluções de rastreabilidade com tecnologia blockchain.