Anchor Deezer Spotify

Por que as dietas falham? Nutri explica e defende que se tire o foco da restrição

Por que as dietas falham? Nutri explica e defende que se tire o foco da restrição

Nutricionista Cris Perroni defende que a reaprendizagem alimentar não é restrição ou redução de opções de alimentos, e sim o contrário: deve-se aumentar as opções, ampliar o cardápio

Dietas colocam as pessoas dentro de “caixas” (low carb, cetogênica, paleolític …) e falham porque cobram que a pessoa se adeque a elas, e não o contrário. Muitas vezes focam no que as pessoas não devem comer, na restrição, no limite. Mas cada indivíduo estabelece uma relação pessoal com a comida. Comida tem sotaque, DNA, história e memória. O cheiro pode te lembrar de alguém, o gosto pode te transportar para outro lugar e as cores podem remeter a um momento do passado. Nutrição é comportamento.

Para entender cada indivíduo é preciso a realização de cuidadosa anamnese nutricional, uma “entrevista” para entender o estilo de vida, história clínica pregressa e atual, história familiar, prática de exercício físico, alimentação usual, aversões e preferências alimentares da pessoa. Olhar para o passado para entender o indivíduo atual, respeitando os limites, abraçando as falhas que nos tornam únicos e motivando para a mudança acontecer “de dentro para fora”, de forma gradual e a longo prazo. Novas escolhas e atitudes para mudar o futuro.

É uma “reaprendizagem alimentar” gradual, uma reeducação alimentar.

Benefícios da reaprendizagem alimentar

  • Benefícios emocionais: aumento da felicidade, da autoestima, do empoderamento e da sensação de ter feito pazes consigo e com o mundo;
  • Benefícios funcionais:
  1. Maior controle da ingestão alimentar;
  2. Melhora do sono;
  3. Melhora do humor;
  4. Fim do efeito sanfona;
  5. Melhora dos marcadores clínicos de saúde, com redução do risco cardiovascular e de diabetes, entre outras doenças crônicas não transmissíveis.

Pilares da reaprendizagem alimentar

  1. Ampliação do cardápio: não é restrição ou redução de opções de alimentos, e sim o contrário, deve-se é aumentar opções, ampliar seu cardápio;
  2. Prioridade: autocuidado, momento só seu;
  3. Incorporação da atividade física à rotina: o exercício físico é fundamental no processo de redução e manutenção do peso perdido e mudança da composição corporal. Indissociável do conceito de saúde.

Reaprendizagem alimentar é para a vida toda, uma corrida de longa distância. Por isso, tem que ser sustentável e saudável, sem sofrimento ou restrição alimentar. Uma grande negociação. Replanejar as estratégias sempre que for necessário. Mudou seu estilo de vida? Reorganize sua alimentação e prática esportiva.

Alimentação saudável é ampla, diversa, com comida de verdade, colorida, prazerosa e inclui todos os grupos de nutrientes.

Uma dieta para redução de peso precisa de redução de calorias ingeridas, mas é importante estabelecer que o déficit de energia não deve ultrapassar 500 a 1000 kcal por dia, uma redução de 500g a 1kg por semana. Lembre-se: não basta contar calorias, a qualidade da dieta importa para a composição corporal e saúde.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Ge / Eu Atleta.